<
>

Atlético ou Real? Entenda a matemática que decidirá o campeão de LaLiga na rodada final eletrizante

Não poderia ser mais eletrizante: o título da temporada de LaLiga só será conhecido na última rodada. Mesmo sem a definição sobre qual clube será campeão, é garantido que a taça permanecerá em Madri, já que agora apenas Atlético e Real seguem na briga.

Com a derrota por 2 a 1 dentro do Camp Nou para o Celta de Vigo, o Barcelona não tem mais chances de conquista, e 'cumprirá tabela' na rodada final.

Mas como fica a matemática dos rivais da capital espanhola para a 38ª jornada? No caso do time de Diego Simeone a situação é mais simples: vencer.

Com 83 pontos, dois à frente do Real Madrid, o Atlético fica com o título se derrotar o Real Valladolid no Estádio José Zorrilla. O perigo está justamente na situação do rival, que precisa vencer seu compromisso na rodada final para ainda seguir na briga pela permanência na primeira divisão nacional.

Se perder pontos para o time presidido por Ronaldo Fenômeno, os colchoneros vão precisar torcer para que o Real Madrid não vença o Villarreal. A razão é simples: se os dois times de Madri empatarem em pontos, o título vai para os merengues.

Isso acontece pelo primeiro critério de desempate na Espanha, o confronto direto. Com um empate e uma vitória nos duelos por LaLiga, o time de Zinedine Zidane tem a vantagem no quesito.

Se perder para o Valladolid, o Atlético de Madrid torcerá para que o Real no máximo empate contra o Villarreal.

A visão do merengue para ser campeão é: vencer e torcer para que o Atlético perca ou empate seu compromisso.

A rodada final do Campeonato Espanhol terá cobertura total nos canais esportivos do Grupo Disney e no ESPN App. Você também não perderá nada do que de melhor acontecer com os lances em tempo real com vídeos no ESPN.com.br.