<
>

Neymar em 2º, CR7 longe e surpresa no topo da Premier League: estudo usa estatísticas para listar melhores do mundo

play
Haaland de saída? Ex-Dortmund dá conselho para atacante norueguês especulado em gigantes (1:04)

Camisa 9 da equipe aurinegra estará na tela da ESPN, neste sábado (1:04)

Com a temporada na Europa chegando ao final, as listas de torcedores e imprensa a respeito dos melhores jogadores do calendário começam a ferver.

E nesta segunda-feira (03), o tradicional CIES Football Observatory (Centro Internacional de Estudos Esportivos) apimentou os debates com números.

Usando dados de desempenho da empresa InStat, o CIES reuniu informações sobre gestos técnicos, tempo de jogo, e o nível das competições em que as partidas foram disputadas de atletas com ao menos mil minutos dos campeonatos nacionais.

A liderança do ranking desenvolvido pelo instituto tem Lionel Messi na liderança, com 405 pontos, seguido por Neymar (381) e Robert Lewandowski (371).

A principal surpresa da relação ficou com o primeiro nome a surgir da Premier League. Prestes a conquistar o título com o Manchester City, João Cancelo foi o jogador com a maior pontuação entre todos os que disputam o Campeonato Inglês.

O português, que nesta temporada apareceu constantemente na lateral esquerda, ficou com a quarta posição, acumulando 368 pontos na métrica desenvolvida pelo CIES Football Observatory.

O desempenho do jogador surpreendeu justamente por superar outros companheiros mais badalados do elenco de Pep Guardiola como Rodri Hernández (366), Kevin de Bruyne (366) e Riyad Mahrez (365).

play
0:10

Neymar tenta 'gol impossível' em treino do PSG e se desespera ao ver a bola não entrar

O chute cheio de estilo do brasileiro pegou na trave direita

Ainda aparecem entre os dez melhores pontuadores Jesse Lingard (358), destaque do West Ham na temporada. İlkay Gündogan, do City, e Jack Grealish, do Aston Villa, dividem a 10ª colocação, ambos com 356 pontos.

Mesmo destaque com o Paris Saint-Germain na disputa da Uefa Champions League, Kylian Mbappé aparece só na 16ª posição do ranking da CIES Football Observatory, enquanto Cristiano Ronaldo, que não conseguiu reconduzir a Juventus ao 10º título consecutivo na Serie A, é apenas o 39º colocado.