O Liverpool viveu glórias que há muito não vivia sob o comando de Jürgen Klopp, mas hoje enfrenta o outro lado da moeda: uma má fase raríssima, talvez até inédita, nos mais de cinco anos com o alemão no comando.
A derrota de virada para o Leicester, sábado (13), no King Power Stadium, foi a quinta nos últimos sete jogos na Premier League – Southampton, Burnley, Brighton e Manchester City completam a série ruim, que piora se comparada com as últimas duas campanhas.
Somadas as temporadas 2018-19, quando perdeu o título por apenas um ponto, e 2019-20, ano do sonhado título, o Liverpool perdeu apenas quatro vezes em 76 jogos. Ou seja, um revés a menos do que sofreu o time atual.
Há duas temporadas, os Reds terminaram a liga com 30 vitórias, sete empates e apenas uma derrota. O título, porém, ficou com o City, por uma diferença mínima: 98 contra 97 para o campeão.
Já na campanha do título inglês, o Liverpool perdeu três dos 38 jogos que fez (venceu 32 e empatou outros três). Na tabela, o time de Anfield fechou a temporada com 99 pontos, 18 a mais que o vice City.
O momento atual é bem diferente. Líder em seis rodadas, o Liverpool vive uma temporada bem mais irregular, reflexo dos muitos problemas, principalmente físicos, do elenco.
A maior baixa foi o zagueiro Virgil van Dijk, que sofreu uma grave lesão no joelho direito em 17 de outubro, no clássico com o Everton. A expectativa mais otimista é que o camisa 4 volte na reta final da atual temporada, mas o mais provável é que fique para depois de junho.
A lista dos outros machucados também é grande: Alisson, Trent Alexander-Arnold, Andrew Robertson, Joe Gómez, Joel Matip, Fabinho, Thiago Alcântara, Diogo Jota e Sadio Mané estão ou já passaram um tempo no departamento médico.
Todas essas questões, somadas à falta de confiança que os maus resultados geram, rendem uma campanha irregular. O Liverpool é o quarto colocado, com 40 pontos, e pode até cair para o sétimo lugar, caso Chelsea, West Ham e Everton vençam seus compromissos e tirem a vantagem do atual campeão.
Se na Inglaterra a vida não está fácil, os Reds focam agora na Uefa Champions League, onde jogam terça-feira (16), contra o RB Leipzig, em Budapeste, pela abertura das oitavas de final.
