<
>

Iñaki Williams faz gol espetacular na prorrogação, Athletic Bilbao vira sobre Barcelona e é campeão da Supercopa da Espanha

O Athletic Bilbao se sagrou campeão da Supercopa da Espanha neste domingo (17). Após arrancar um empate no fim do tempo regulamentar e virar na prorrogação, o time basco venceu o Barcelona por 3 a 2 graças a um gol espetacular de Iñaki Williams. De Marcos e Villalibre fizeram os outros. Griezmann (duas vezes) fez para a equipe catalã.

Foi a terceira vez que o Bilbao conquistou a competição (antes, havia vencido em 1984 e 2015). O Barcelona, que ficou a quatro minutos de assegurar a taça, segue como o maior vencedor do torneio, com 13 conquistas.

Para a partida, o Barça contou com o retorno de Lionel Messi. O camisa 10 - que foi expulso no fim da prorrogação - ficou ausente da semifinal contra a Real Sociedad e foi escalado como titular para a decisão, marcada pelo equilíbrio.

Depois de um início travado e com o Athletic melhor - Capa obrigou Ter Stegen a fazer uma boa defesa aos 26 minutos -, o Barça aos poucos entrou no jogo. E Messi foi protagonista nas duas primeiras finalizações da equipe catalã.

Na primeira, ele chutou de fora da área e a bola passou por cima do travessão. Na segunda, iniciou a jogada que abriu o placar.

O argentino achou Alba aberto na esquerda. O lateral devolveu um passe rasteiro para o meio da área, Messi foi atrapalhado pela marcação e a bola sobrou para Griezmann fazer 1 a 0 aos 40 minutos.

Mal deu tempo para comemorar. Dois minutos depois, Iñaki Williams deu lindo passe para De Marcos, nas costas de Alba, bater de primeira e igualar o marcador.

No segundo tempo, as duas equipes tiveram boas chances de fazer o segundo. Raúl García teve um gol anulado por impedimento e Iñaki Williams chutou para fora uma boa chance. Messi, por sua vez, quase fez de falta.

Mas era o dia de Griezmann.

Aos 32 minutos, o francês aproveitou um novo cruzamento rasteiro de Alba para chutar e fazer o segundo. E novamente, o Bilbao foi buscar o empate. Aos 45 minutos, após cruzamento, Villalibre desviou para marcar e levar a partida para a prorrogação.

E logo no primeiro tempo extra, Iñaki Williams acertou um lindo chute de fora da área para decretar a vitória do time basco.


Ficha técnica

Barcelona 2 x 3 Athletic Bilbao

GOLS: Barcelona: Griezmann (40' e 77'); Athletic Bilbao: De Marcos (42'), Villalibre (90') e Iñaki Williams (93')

BARCELONA: Ter Stegen; Dest (Mingueza), Araújo, Lenglet (Trincão) e Alba; Busquets (Puig), Pedri (Pjanic) e De Jong; Dembelé (Braithwaite), Messi e Griezmann. Técnico: Ronald Koeman.

ATHLETIC BILBAO: Unai Simón; Capa (Berenguer), Yeray, Martínez (Núñez) e Balenziaga (Lekue); De Marcos, Dani García, Vencedor (Vesga) e Muniain; Raúl García (Villalibre) e Williams (Morcillo). Técnico: Marcelino


Estatísticas

  • Griezmann chegou a 10 gols contra o Athletic Bilbao. É contra quem mais marcou na carreira.

  • No segundo ano do novo formato com quatro times, a Supercopa foi novamente decidida após prorrogação (em 19-20, o Real Madrid venceu o Atlético de Madrid nos pênaltis)

  • Lionel Messi recebeu seu primeiro vermelho direto na carreira com o Barcelona

  • É o primeiro título do Athletic desde 2015, quando também venceu o Barcelona na Supercopa

  • Iñaki Williams tem agora cinco gols contra o Barcelona na carreira - é a sua maior vítima entre as equipes de primeira divisão


Próximos jogos

  • Quinta-feira, Ibiza x Athletic Bilbao, 15h*, Copa do Rei

  • Quinta-feira, Cornellá x Barcelona, 17h*, Copa do Rei

*horário de Brasília