<
>

Santos faz o que só quatro outros brasileiros conseguiram contra LDU na altitude

O Santos se saiu muito bem no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores, ao derrotar a LDU por 2 a 1, em Quito, na altitude equatoriana de 2.850 m acima do nível do mar. Apenas outros quatro brasileiros conseguiram esse feito em competições oficiais.

Os vitoriosos foram Cruzeiro, Corinthians, Sport e Grêmio, que triunfaram na casa da LDU, levando-se em conta um total de 21 jogos oficiais do time local contra equipes brasileiras. Ou seja, falamos de apenas 23,8% de vitórias.

O primeiro triunfo foi cruzeirense por 3 a 1, em 1976. Vinte e quatro anos depois, o Corinthians bateu os rivais por 2 a 0. Em 2009 e em 2016, o Sport e o Grêmio triunfaram por 3 a 2, pela ordem.

Vale lembrar que nesta temporada o São Paulo jogou contra a LDU e perdeu por 4 a 2 na fase de grupos.

Mesmo empatar lá é difícil. Apenas o próprio Santos, em 1998 (2x2), e o Fluminense, em 2008 (0x0), conseguiram. Esses são os clubes brasileiros que mais vezes enfrentaram a LDU em Quito.

São cinco jogos contra os santistas lá, com três vitórias, um empate e uma derrota. E três vitórias e um empate com os cariocas.

Levando-se em conta partidas não oficiais, o Santos enfrentou uma única vez a LDU. Foi um amistoso durante uma excursão da equipe de Pelé pela América do Sul e terminou com vitória santista por 6 a 3, com três gols de Pelé e três de Pepe.

Na noite da última terça-feira (24), o Santos venceu por 2 a 1, gols de Soteldo e Marinho. Agora pode empatar ou perder até por 1 a 0 na Vila Belmiro que garantirá vaga nas quartas. O próximo duelo será na próxima terça, dia 1º de dezembro, em Santos.