<
>

Roger, ex-Flamengo e São Paulo, acredita em sucesso de Rogério Ceni e aponta maiores desafios

Um dos ex-jogadores que melhor conhece Rogério Ceni e os desafios que o ídolo do São Paulo irá enfrentar no Flamengo é o ex-goleiro Roger. Formado no clube da Gávea, pelo qual foi campeão do Brasileiro de 1992, ele foi reserva e parceiro de quarto do treinador rubro-negro por quase oito anos.

Juntos, eles venceram Rio-São Paulo, Paulistão e a Conmebol Libertadores de 2005 pelo clube do Morumbi.

"Eu sei do profissionalismo e do comprometimento do Rogério. Ele é muito detalhista e não aceita ser só mais um, é muito perfeccionista. Acredito que ele vai se sair bem no Flamengo, já chegou falando a linguagem do Flamengo. Se comprometendo com o grupo e o time. Vai ficar algumas semanas no Ninho do Urubu para conhecer a base, ver quem pode ser aproveitado e a estrutura do Flamengo. Isso é típico dele, se fosse outro treinador iria estar procurando apartamento ou uma casa", disse, ao ESPN.com.br.

Por jogarem na mesma posição, terem quase a mesma idade e gostos parecidos, os goleiros trocavam muitas ideias. Roger viveu um lado pouco conhecido nos tempos de jogador.

"A confiança e a amizade eram tão grandes entre a gente que quando ele achava que tinha falhado ele vinha conversar comigo antes do treino e de falar com o treinador. Ele sabia que as minhas críticas eram construtivas, não tinha trairagem. Era um respeito e amizade muito bacanas".

Depois de começar no São Paulo e ter muito sucesso em duas passagens pelo Fortaleza - com um rápido trabalho no Cruzeiro em crise no ano passado -, Ceni assumiu o Flamengo na semana passada após a saída de Domènec Torrent.

"Começar um trabalho no meio do campeonato é difícil. Por mais que você veja os jogos e jogue contra, mas não é a mesma coisa do dia a dia. Você precisa ver quem é bom de grupo ou quem pode dar problema. Isso você só vê com o tempo", explicou.

Quarto colocado no Brasileiro, o Flamengo enfrentará o São Paulo fora de casa no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na partida de ida, a equipe rubro-negra perdeu por 2 a 1.

"O maior desafio é ganhar um título rápido porque o (Jorge) Jesus teve mais tempo para conhecer o elenco antes dos jogos decisivos. O Rogério chegou no meio dos mata-matas de Copa do Brasil e Libertadores. Ele precisará adiantar etapas para poder ganhar um titulo - seja do Brasileiro, da Libertadores ou da Copa do Brasil - para tranquilizar a torcida e mostrar seu potencial para um clube do tamanho do Flamengo".

O ex-atleta, que hoje participa do programa esportivo "Boleiros na resenha", no YouTube, acredita que Ceni tem condições de alçar voos maiores na Gávea.

"É uma oportunidade boa para ele se aproximar da seleção brasileira, caso vá bem no Flamengo. Acredito que o Rogério será treinador da seleção no futuro. O Flamengo te deixa muito próximo da seleção pela torcida e a cobrança. Na primeira chance que tiver irei visitá-lo".