<
>

Jovem do Ajax faz 6 gols no mesmo jogo, iguala feitos de Van Basten e Cruyff e só 'perde' para Afonso Alves

Lassina Traoré entrou para o seleto e prestigiado grupo de jogadores que fizeram seis gols em uma mesma partida do Campeonato Holandês. Aos 19 anos, o jovem de Burkina Fasso anotou seis nos 13 a 0 do Ajax contra o VVV Venlo, no sábado (24).

Agora, Traoré está ao lado de dois dos maiores astros da história da Holanda: Van Basten e Johan Cruyff, que também fizeram seis gols pela Eredivisie. Curiosamente, todos com a camisa do Ajax.

Cruyff atingiu a marca em novembro de 1970, na vitória por 8 a 1 sobre o AZ Alkmaar. Quinze anos mais tarde, em dezembro de 1985, o então jovem Van Basten repetiu o feito, na goleada por 9 a 0 sobre o Sparta Rotterdam.

Pierre Kerkhoffs, pelo Enschede, em 1959, e Dirk Lammers, pelo Utrecht, em 1958, também fizeram seis gols em um mesmo jogo. Mas o recorde não pertence a nenhum deles, e sim a um brasileiro: Afonso Alves.

O atacante mineiro, hoje aposentado dos gramados, anotou sete gols pelo Heerenveen na vitória por 9 a 0 sobre o Heracles Almelo, em 2007. Na temporada anterior, Afonso Alves foi artilheiro do Campeonato Holandês, com 31 gols, seguindo os feitos de Romário e Ronaldo.

As marcas expressivas na Europa fizeram Afonso Alves receber uma chance na seleção brasileira, em 2007. Convocado por Dunga, o atacante disputou oito jogos e anotou um gol, em um amistoso contra o México, com vitória canarinho por 3 a 1.

Afonso Alves ainda foi negociado com o Middlesbrough, da Inglaterra, por 17 milhões de euros, mas não vingou. Depois seguiu a carreira no Catar, onde atuou por Al-Sadd, Al-Rayyan e Al-Gharafa, onde encerrou a vida de jogador em 2013.