Portugal e Espanha voltaram a se enfrentar após mais de dois anos e ficaram no empate por 0 a 0, nesta quarta-feira, em amistoso disputado no estádio José Alvalade, em Lisboa.
Os espanhóis criaram mais na primeira etapa, enquanto que os portugueses acertaram a trave duas vezes depois do intervalo. Uma delas veio dos pés de Cristiano Ronaldo, que buscava a sua centésima vitória com a camisa grená.
A igualdade ainda mantém a invencibilidade da campeã mundial de 2010, que não perde desde que levou 3 a 2 da Croácia pela Liga das Nações em novembro de 2018. Desde então, foram dez vitórias e quatro empates em 14 partidas.
Ficha técnica
Portugal 0 x 0 Espanha
GOLS: -
PORTUGAL: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe (Rúben Dias), Rúben Semedo e Raphael Guerreiro (Nélson Semedo); Renato Sanches, Rúben Neves e João Moutinho (William Carvalho); Francisco Trincão (Diogo Jota), André Silva (Bernardo Silva) e Cristiano Ronaldo (João Félix). Técnico: Fernando Santos
ESPANHA: Kepa; Sergi Roberto, Diego Llorente, Eric García (Sergio Ramos) e Reguilón (Gayá); Dani Ceballos (Campaña), Busquets (Rodri) e Canales (Adama Traoré); Rodrigo (Mikel Merino), Gerard Moreno e Dani Olmo. Técnico: Luis Enrique
Estatísticas
Este foi o 2º jogo de Trincão pela seleção portuguesa, sendo o 1º como titular
Campaña fez sua estreia pela Espanha. De acordo com o MisterChip, ele é o 2º jogador do Levante na história a defender a Fúria - o primeiro foi Ernesto Domínguez, em 1963
Adama Traoré atuou pela seleção espanhola pela 1ª vez
Cristiano Ronaldo soma 99 vitórias, 40 empates e 27 derrotas em 166 jogos pela seleção portuguesa
Este foi o 3º empate seguido entre Espanha e Portugal, que tinham ficado na igualdade na fase de grupos da Copa do Mundo de 2018 e nas semifinais da Eurocopa de 2012 (os espanhóis avançaram nos pênaltis)
Foi a primeira vez desde junho de 2016 que a Espanha não fez gol em um jogo. Desde que levou 2 a 0 da Itália, a seleção marcou nos 42 confrontos seguintes
Posse de bola: Portugal 34,3% x 65,7% Espanha
Finalizações: Portugal 11 x 15 Espanha
Finalizações no alvo: Portugal 1 x 5 Espanha
Espanha domina um 1º tempo sem gols
A seleção visitante teve um volume de jogo muito maior e fechou a etapa inicial com 61,7% de posse de bola e 11 finalizações, sendo quatro no alvo. Os donos da casa concluíram apenas quatro vezes - nenhuma na meta.
Apesar da quantidade de oportunidades criadas pela Roja, o placar não foi movimentado antes do intervalo.
Portugal para na trave
Na volta para o segundo tempo, o time mandante quase marcou aos 8min, quando Cristiano Ronaldo soltou a pancada de esquerda dentro da área e viu a bola acertar o travessão.Os comandados de Fernando Santos voltariam a parar na trave aos 22min, depois que Ronaldo deu passe de três dedos e Renato Sanches finalizou forte. Em ambos os lances, os donos da casa pediram o gol, mas a bola não chegou a cruzar a linha.
Cinco minutos depois, Rui Patrício fez ótima defesa após finalização de Dani Olmo em jogada de Adama Traoré.
O time de Luis Enrique seguiria com maior posse de bola em um duelo que teve mais finalizações portuguesas na segunda etapa. Em meio a este cenário, o placar seguiu zerado até o apito final. Nos acréscimos, João Félix ainda teve excelente oportunidade, mas não conseguiu desviar na pequena área após cabeceio de Rúben Semedo.
Próximos jogos
Agora, as duas seleções voltam a campo no final de semana pela Liga das Nações.
Sábado, 10/10, 15h45*, Espanha x Suíça
Domingo, 11/10, 15h45*, França x Portugal
*horário de Brasília
