<
>

'Você é o melhor do mundo': quando Mourinho surpreendeu Lampard com discurso durante banho no Chelsea

play
Chute extraordinário de Frank Lampard deixou goleiro do Fulham imóvel e perplexo há 16 anos; reveja (0:13)

Na goleada por 4 a 1 do Chelsea, em 2004, o astro inglês anotou essa pintura em cima de Mark Crossley | via YouTube: Chelsea Football Club (0:13)

"Você é o melhor jogador do mundo, mas precisa ganhar títulos".

A frase acima saiu da boca de José Mourinho e foi direcionada a Frank Lampard. Rivais nesta terça-feira (29) por uma vaga nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa, em jogo transmitido pela ESPN Brasil e pelo ESPN App, o técnico português e o então meio-campista inglês trabalharam juntos no Chelsea, entre 2004 e 2007 e depois entre 2013 e 2015.

Tamanho elogio já teria um impacto enorme, mas ficou ainda mais marcante pela oportunidade escolhida por Mourinho: um banho, em que os dois, cada um em seu chuveiro após treino do Chelsea, compartilharam esse momento, digamos, "diferente".

"Eu tive um técnico que, enquanto estava no chuveiro lavando minha bunda, disse que eu era o melhor jogador do mundo. Ele (Mourinho) fez isso. Eu nunca esquecerei. Tão casual. 'Você é o melhor jogador do mundo, mas precisa ganhar títulos'", disse Lampard, em uma entrevista ao jornal Daily Mail, anos atrás.

Mais recentemente, já formado como técnico, Lampard relembrou a história e exaltou a injeção de ânimo feita pelo ex-chefe.

"Acho que foi um ótimo momento de gestão. Com certeza me deu o impulso que eu precisava naquele momento. Eu fico me perguntando sobre aquilo, se é pela imagem de eu tomando banho, ele tomando banho, enquanto tínhamos uma conversa tão importante. Ele sabia que eu não era o melhor jogador do mundo. Provavelmente nem pensava que eu fosse. Mas foi algo ótimo, de verdade. Uma coisa que me fez aprender e pensar muito sobre gestão. Nem toda conversa tem que ser venha à minha sala e sente-se", declarou.

play
0:13

Chute extraordinário de Frank Lampard deixou goleiro do Fulham imóvel e perplexo há 16 anos; reveja

Na goleada por 4 a 1 do Chelsea, em 2004, o astro inglês anotou essa pintura em cima de Mark Crossley | via YouTube: Chelsea Football Club

Lampard e Mourinho viveram momentos incríveis lado a lado. O inglês já estava em Stamford Bridge quando Mourinho desembarcou, no verão de 2004. Em sua autobiografia, o camisa 8 lembrou de ter acompanhado a apresentação do técnico, enquanto estava concentrado para disputar a Eurocopa com a Inglaterra.

"Eu, Terry, Bridge e Joe Cole estávamos hospedados em um hotel em Manchester, na preparação para a Euro, quando Mourinho explodiu na nossa vida. Vi sua performance na coletiva de imprensa e pensei que ele vinha com arrogância e muita confiança, mas não tenho problema com isso quando alguém tem as medalhas na gaveta para justificar. A partir daquele momento, percebi que havia algo que o diferenciada", relatou Lampard.

Juntos, em duas passagens de Mourinho pelo clube, foram tricampeões da Premier League (2004-05, 2005-06 e 2014-15) e da Copa da Liga Inglesa (2004-05, 2006-07 e 2014-15), além de vencerem também uma Copa da Inglaterra (2006-07) e uma Supercopa da Inglaterra (2005).

Lampard não virou o melhor do mundo, mas evoluiu muito como jogador. Passou a marcar mais gols e ser decisivo para o milionário Chelsea, a ponto de se tornar uma lenda em Stamford Bridge. Em 2015, já veterano aos 37 anos, foi dispensado dos Blues pelo mesmo Mourinho, numa tentativa de renovação do elenco. Passou rapidamente pelo Manchester City, encerrou a carreira no New York City e virou técnico.

Agora, ambos são adversários no Reino Unido. O aprendiz está invicto contra o mestre: duas vitórias de Lampard, ambas pelo Chelsea contra o Tottenham, e um empate, seguido de classificação do Derby County contra o Manchester United, na Copa da Liga de 2018. Agora, mais um embate entre eles, provavelmente sem confissões ou conversas motivacionais.

Tottenham e Chelsea terá transmissão ao vivo e exclusiva da ESPN Brasil, a partir das 15h45 (de Brasília). Quem vencer avança às quartas de final e segue em busca de um título na temporada.