<
>

Thiago estreia no Liverpool com pênalti e recorde de passes: mais do que qualquer um do Chelsea

Principal contratação do Liverpool para a temporada, Thiago Alcântara fez sua estreia na Premier League neste domingo, na vitória por 2 a 0 sobre o Chelsea. Foram 45 minutos em campo, com um pênalti cometido – defendido por Alisson – e 75 passes certos.

O número é o mesmo, por exemplo, que o meio-campista deu com a camisa do Bayern de Munique em 86 minutos na final da Champions League contra o PSG, em agosto.

Mas há um dado ainda mais impressionante: considerando os 90 minutos deste domingo, nenhum jogador do Chelsea deu tantos passes quanto o hispano-brasileiro só no segundo tempo.

Desde que as estatísticas completas para passes estão disponíveis no Campeonato Inglês, na temporada 2003/04, nunca um jogador acertou tantos passes jogando apenas 45 minutos.

No Liverpool, aliás, mesmo em meio tempo, Thiago foi o quarto jogador que mais deu passes, atrás apenas de Fabinho (86), que jogou como zagueiro; Van Dijk (82) e Robertson (79).

O índice de aproveitamento do meio-campista também foi alto, 90,4%, acertando 75 de um total de 83 passes tentados. Entre os que tentaram mais de 50 toques no Liverpool, foi a terceira melhor marca, somente atrás da dupla de zaga Fabinho e Van Dijk.

No Chelsea, que teve apenas 38,4% de posse de bola na derrota em Stamford Bridge, o jogador com mais passes certos foi Kovacic, com 58. O zagueiro Tomori, que entrou no intervalo, assim como Thiago, deu apenas 27. Jorginho, outro meio-campista, 43.

A vida do Liverpool foi facilitada neste domingo depois da expulsão de Christensen, nos acréscimos do primeiro tempo – em seguida, uma falha de Kepa, que resultou no segundo gol.

Thiago só não teve a estreia perfeita porque acabou cometendo pênalti em Timo Werner já perto do final do jogo. Alisson, porém, resolveu e defendeu a cobrança de Jorginho.