<
>

West Bromwich tropeça, e 'Loco' Bielsa recoloca o Leeds United na Premier League após 16 anos

Um dos times mais tradicionais da Inglaterra está de volta à Premier League depois de 16 anos.

O Leeds United, campeão inglês por três vezes (1969, 74 e 92), contou com a derrota por 2 a 1 do West Bromwich para o Huddersfield Town pela 45ª rodada da Championship para garantir a vaga na elite da Inglaterra.

Líder da competição, o time comandado por Marcelo "El Loco" Bielsa está com 87 pontos. A equipe não pode mais cair para a terceira posição do torneio.

West Bromwich (82) só tem mais uma partida para disputar. Brentford (81) e Fulham (77) ainda têm mais dois jogos e também brigam pela última vaga direta na Premier League.

Lembrando que os dois primeiros colocados sobem de forma direta, enquanto a última vaga é decidida no sistema de playoffs, disputado do terceiro ao sexto colocados.

O Leeds, que foi semifinalista da Champions League de 2001, entrou em uma grave crise financeira, que causou o rebaixamento para a 2ª Divisão Inglesa na temporada 2003/2004.

O fundo do poço veio em 2007 com a queda para terceira divisão, quando o clube entrou em concordata. Após três anos, o Leeds conseguiu o acesso para a segunda divisão.

Desde então, o clube vem passando por um processo de reconstrução. Em 2018, com a vinda de Marcelo Bielsa, a equipe quase subiu para a Premier League, mas parou nos playoffs.