<
>

Bundesliga: Dortmund goleia lanterna Paderborn com gols e protesto de Sancho contra racismo

Depois da derrota para o Bayern de Munique, o Borussia Dortmund recuperou-se neste domingo e venceu o lanterna Paderborn por 6 a 1, fora de casa, pela 29ª rodada da Bundesliga.

Os aurinegros não empolgaram no primeiro tempo, mas melhoraram depois do intervalo e construíram o triunfo todo na etapa final. Thorgan Hazard, Jadon Sancho (três vezes), Achraf Hakimi e Marcel Schmelzer marcaram para a equipe visitante na Benteler Arena. Une Hünemeier, ex-Dortmund, descontou de pênalti.

Na comemoração de seu primeiro gol, Sancho tirou a camisa para mostrar a mensagem: "Justiça para George Floyd". Floyd era um homem negro de 46 anos que foi morto em uma ação policial nos Estados Unidos. O episódio gerou uma série de protestos contra o racismo, algo que ocorreu também na goleada do Borussia Mönchengladbach sobre o Union Berlin mais cedo.

Com o resultado, o segundo colocado Dortmund vai a 60 pontos e segue sete atrás do líder Bayern de Munique, a cinco rodadas do fim da competição. Já o Paderborn está na lanterna com 18 unidades, nove atrás do Fortuna Düsseldorf, que é o 16º e hoje disputaria um playoff contra o terceiro colocado da segunda divisão por um lugar na elite.

Para a partida, o técnico Lucien Favre não pôde contar com o atacante Erling Haaland, autor de 13 gols em 14 jogos pelo Dortmund. O norueguês machucou o joelho após uma trombada com o árbitro durante o último jogo. Ainda em relação à escalação, Sancho foi titular pela primeira vez desde o retorno da Bundesliga após a paralisação por conta do coronavírus.

Vale lembrar que no primeiro turno o duelo já havia sido agitado, com o Paderborn abrindo 3 a 0 no primeiro tempo contra no Signal Iduna Park, mas acabou levando o empate, com dois gols no fim.

Ficha técnica

Paderborn 1 x 6 Borussia Dortmund

GOLS: Paderborn: Hünemeier; Borussia Dortmund: Hazard, Sancho (3), Hakimi e Schmelzer

PADERBORN: Zingerle; Dräger, Hünemeier, Strohdiek, Schonlau e Collins; Antwi-Adjej (Jastrzembski), Vasiliadis (Sabiri) e Holtmann (Pröger); Mamba (Michel) e Srbeny (Zolinski). Técnico: Steffen Baumgart

BORUSSIA DORTMUND: Bürki; Piszczek, Hummels e Akanji; Hakimi (Morey), Can (Balerdi), Delaney (Witsel) e Guerreiro (Schmelzer); Sancho, Hazard e Brandt (Reyna). Técnico: Lucien Favre

Estatísticas

Em 6 confrontos entre os times na história, são 4 vitórias do Dortmund e 2 empates.

O tempo teve apenas uma falta (cometida pelo Dortmund). A partida acabou com 10 no total.

Hazard chega a 7 gols nesta Bundesliga e tem também 13 assistências

Sancho é o artilheiro do Dortmund na Bundesliga com 17 gols, além de somar 16 assistências. Ele é o único jogador nas cinco grandes ligas europeias com 15 gols e 15 assistências.


Lateral salva

O Dortmund esteve longe de empolgar no primeiro tempo e até viu o lanterna finalizar mais vezes no começo do jogo. Porém, os aurinegros tiveram a primeira grande chance da partida aos 26min. Guerreiro finalizou forte dentro da área, e Collins apareceu para fazer um desvio providencial, mandando para escanteio.

A primeira etapa acabou com os visitantes tendo mais de 69% de posse de bola e cinco finalizações (duas no alvo) conta quatro dos mandantes (nenhuma no gol).


Dortmund deslancha

Os aurinegros melhoraram bastante na volta do intervalo. Aos 4min, Hakimi teve ótima chance de marcar ao finalizar dentro da área, mas parou em ótima defesa com o pé de Zingerle. No escanteio originado pelo lance, Hummels cabeceou na rede pelo lado de fora.

Aos 6min, o Dortmund desperdiçou outra ótima oportunidade, com Hazard finalizando ao lado do alvo após passe de Sancho.

Aos 9min, a bola encontraria a rede. Emre Can fez bela jogada individual, cruzou da linha de fundo, o goleiro espalmou para o meio da área e Hazard só teve o trabalho de completar para a rede.

Três minutos depois, o time de Lucien Favre ampliou. Sancho recebeu de Brandt na área e só teve o trabalho de completar para a rede.


Paderborn reage, mas 'Sanshow' resolve

Os donos da casa esboçariam uma reação na partida. Após um gol corretamente anulado de Srbeny por impedimento, o Paderborn teve um pênalti a favor por toque de bola no braço de Can. Hünemeier converteu aos 27min.

Porém, a animação durou só dois minutos. Hazard cruzou da esquerda, e Sancho finalizou de esquerda para ampliar a vantagem dos aurinegros.

O triunfo virou goleada aos 40min, quando Hakimi recebeu de Schmelzer na área e bateu cruzado para marcar. Schmelzer faria o dele aos 44min, após completar um cruzamento rasteiro de Witsel.

Nos acréscimos, Sancho saiu completamente livre e chegou ao seu hat-trick.


Classificação

- Paderborn: 18º lugar, com 19 pontos
- Borussia Dortmund: 2º lugar, com 60 pontos


Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo no sábado.

  • Sábado, 6/6, 10h30*, RB Leipzig x Paderborn

  • Sábado, 6/6, 13h30*, Borussia Dortmund x Hertha

*horário de Brasília