<
>

De Reginaldo Rossi a WhatsApp: os anúncios mais criativos dos clubes brasileiros e a explicação por trás deles

O futebol é paixão nacional do povo brasileiro, mas o que fazer para gerar ainda mais interação e receber calorosamente um jogador ou técnico contratado? O marketing é a resposta.

O desenvolvimento deste setor nos clubes de futebol chegou até os anúncios de reforços. Através dos perfis das equipes nas redes sociais, brincadeiras, referências e até memes são utilizados, tudo para gerar engajamento com a ansiosa torcida, que clama por um novo ídolo.

O ESPN.com.br falou com responsáveis pelo setor de alguns clubes que inovaram e ousaram nas "boas-vindas" e descobriu que por trás de cada post viral há uma “cabeça pensante” que está atenta a todas as novidades e movimentos nas redes sociais.

Veja os anúncios mais criativos e saiba mais sobre a sua história e desenvolvimento:

A chegada dos 'professores'

Santos - Caravela para Jesualdo

A chegada do técnico português Jesualdo Ferreira foi ilustrada com bom humor por parte do Santos. O time da Vila Belmiro fez uma publicação remetendo a vinda dos portugueses em solo brasileiro durante o período da colonização.

O executivo de marketing e comunicação do clube alvinegro, Marcelo Frazão, explicou sobre o processo de criação: "Utilizamos tanto o ícone máximo de uma 'chegada lusitana' ao Brasil na figura de uma caravela, e brincamos com a expectativa do anúncio com a fumaça branca do Vaticano aproveitando o momento de evidência do assunto com dois Papas".

Atlético-MG - Rafael Dudamel é 'novo integrante' em grupo de WhatsApp

Internacional - Tango argentino dá pista sobre Eduardo Coudet

A chegada dos jogadores

Bahia - Novo atacante e resposta 'macabra'

O Bahia reforçou seu ataque com a contratação de Rossi.

No anúncio pelo Twitter, o perfil do clube utilizou uma 'referência' para deixar sua torcida ainda mais pilhada. No chamado, uma foto com a sombra de um 'garçom' foi utilizada.

O gerente de comunicação do time da Arena Fonte Nova, Nelson Barros Neto, explicou a ideia: "Primeiro, colocamos vários emojis de moto, remetendo ao motociclista Valentino Rossi. Depois, colocamos a imagem em referencia a Reginaldo Rossi, que já morreu. E uma coisa legal é que o perfil do músico respondeu a gente 'cantando' a música. Foi engraçado e meio “macabro”, teve gente que achou meio estranho... Mas tem uma equipe que atualiza (o perfil do já falecido cantor)".

Corinthians - 'Lansa a braba' em anúncio de Cantillo

Coritiba - Grupo de WhatsApp tem como novo integrante ex-zagueiro do Flamengo

Nem tudo é brincadeira...

Ceará - O elevador 'SÓBIS' ou desce?

Esta foi a pista do Ceará para sua torcida, que aguardava o anúncio do atacante Rafael Sóbis.

O analista de marketing digital do clube, Fausto Portela Filho, diz que a ideia era "anunciar a contratação, mas ao mesmo tempo deixar um mistério, pelo próprio peso da contratação, a gente queria deixar a torcida com aquela sensação de 'está acontecendo mesmo?', então a partir de uma brincadeira que surgiu entre a equipe, com o trocadilho do nome, mantivemos esse mistério e anunciamos, aproveitando o personagem do 'estagiário', dando vida à brincadeira".

Atlético-MG - 'Joia' colombiana de presente para a torcida

Goiás - Deu match?

Grêmio - A torcida pediu... O clube tricolor atendeu!

Flamengo - Provocação ao rival com 'volta pra casa' de atacante

Fluminense - "Piscininha amor" e Justin Bieber