<
>

Davis isola pênalti, Holanda fica no 0 a 0 com a Irlanda do Norte e garante classificação para a Eurocopa

A Holanda empatou com a Irlanda do Norte sem gols fora de casa pelas Eliminatórias para a Eurocopa e garantiu a classificação para a Eurocopa de 2020. O time da casa, por sua vez, está matematicamente eliminado por conta da vitória da Alemanha, que também se classificou.

EXPECTATIVA

A partida era uma decisão para a Holanda, que colocou seu time titular em campo para tentar garantir a classificação para a Eurocopa. Sem disputar a Euro de 2016 e a Copa do Mundo de 2018, a última classificação holandesa para uma grande competição havia sido em setembro de 2013, quando a seleção carimbou o passaporte para vir ao Brasil em 2014.

PRIMEIRO TEMPO

Quem começou a partida no ataque foram os donos da casa. Logo aos 3 minutos, McNair pressionou o goleiro Cillessen e conseguiu roubar a bola na pequena área, mas ficou sem ângulo para chutar e errou o passe para seu companheiro. Três minutos depois, o próprio McNair cobrou falta pelo alto e obrigou Cillessen a sair para socar a bola para longe.

Aos 9, no entanto, a Holanda começou a tocar a bola e criou a primeira grande chance. Promes fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Berghuis, que escorou praticamente dentro do gol e viu a bola bater no travessão. Aos 21, Babel recebeu na cara do gol e chutou forte, mas Peacock-Farrell fez boa defesa.

A Holanda teve mais a posse de bola, mas criou poucas chances de gol. Aos 29 minutos, Veltman tocou com a mão na bola e o árbitro marcou pênalti. Davis cobrou muito forte e isolou a bola por cima do gol, desperdiçando grande chance de abrir o placar para a Irlanda do Norte. Os holandeses responderam aos 35, com Blind, que recebeu de Babel na frente da área e chutou colocado, mas também por cima do gol.

Nos acréscimos da primeira etapa, a Holanda ainda teve chance em escanteio e marcou com van de Beek após bate-rebate na área, mas a arbitragem anulou o gol por falta na jogada.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa começou em ritmo lento. A Holanda, se classificando com o empate, manteve a posse de bola e tentou atacar sem se arriscar muito. Já a Irlanda do Norte, apesar de não ter o resultado a seu favor, principalmente com a Alemanha vencendo seu jogo, não conseguiu ficar com a bola para criar chances de gol.

A primeira oportunidade da etapa final veio apenas aos 20 minutos de jogo, quando Frenkie de Jong recebeu cruzamento na área e foi derrubado. O ataque holandês pediu pênalti, mas o árbitro marcou impedimento na jogada. Na sequência, Luuk de Jong recebeu na esquerda e cruzou rasteiro, o zagueiro cortou para trás e quase fez gol contra.

Sem forças para pressionar a Holanda, o time da casa apostou em contra-ataques para tentar marcar o gol da salvação, mas não conseguiu assustar o goleiro Cillessen. Os visitantes também não tiveram interesse em atacar e tirar o zero do placar.

CLASSIFICAÇÃO

Holanda – 2º lugar – 16 pontos – 7 jogos

Irlanda do Norte – 3º lugar – 13 pontos – 7 jogos