<
>

'Muhammad Ali do futebol': conheça Bill Shankly, a lenda que moldou a mentalidade do Liverpool

play
Liverpool: Com surpresas, comentaristas montam ranking de melhores jogadores do século (5:51)

Título recente da Champions League pesou e rendeu vaga para jogadores campeões, como Firmino! (5:51)

“Tivemos essa incrível figura histórica no Liverpool: Bill Shankly, um treinador socialista da Escócia que estabeleceu as bases. Ainda hoje, quando falamos de negócios, perguntamos: 'O que faria Shankly? O que diria Bill nesta situação?'. Era um verdadeiro socialista que acreditava que o futebol consistia em trabalhar em conjunto. Nós nos reunimos no departamento de marketing e dissemos: 'Vamos colocar isso em palavras'. A conclusão foi que a ideia essencial do Liverpool é que isso é o que significa mais. Mais do que ganhar ou perder. Mais do que ir ao futebol, encontrar os amigos no bar e voltar para casa.”

Peter Moore, diretor executivo do Liverpool e um homem de negócios de sucesso, não poupou palavras em entrevista ao jornal espanhol El País para destacar o papel de Bill Shankly na história do clube.

Mais do que um técnico de sucesso, Shankly foi um homem conectado à história do clube e da cidade, com uma forte característica da classe trabalhadora. Assim, virou uma referência além das quatro linhas. Mas quem foi ele?

Nascido em 2 de setembro de 1913 e natural da vila de Ayshire, em Glenbuck, na Escócia, ele deixou a escola aos 14 anos para trabalhar em uma mina de carvão local, mas seu futuro seria como jogador de futebol.

Após ter começado no Carlisle United, com o qual disputou uma temporada, fez o restante da carreira no Preston North End, o qual defendeu entre 1933 e 1949, conquistando a Copa da Inglaterra de 1938. Sua passagem pelo clube só foi interrompida quando teve de prestar serviço à força aérea na Segunda Guerra Mundial.

Assim que parou de jogar, logo virou técnico, passando por Carlisle United, Grimsby Town, Workington e Huddersfield Town, antes de assumir o Liverpool, no qual viraria uma lenda do futebol.

Alisson volta a treinar no campo e pode reforçar Liverpool no clássico contra o United

Entre dezembro de 1959 e julho de 1974, Shankly conquistou três edições do Campeonato Inglês (1963–64, 1965–66 e 1972–73), duas da Copa da Inglaterra (1964–65 e 1973–74) e uma da Copa da Uefa (1972-73).

A quantidade de taças em uma década e meia pode parecer nem tão grande assim para alguém virar tamanha lenda, mas a questão é em que nível o Liverpool estava à época.

Quando Shankly assumiu, os Reds tinham apenas cinco de seus 18 troféus do Campeonato Inglês e era uma equipe estagnada na segunda divisão. O treinador conseguiu o título do segundo escalação e o consequente acesso em 1962, dois anos antes de faturar a taça da elite. Além disso, manteve o Liverpool no mais alto nível e teve um papel crucial para que, pouco depois de sua saída, o clube conquistasse três vezes a Copa da Europa (antigo formato da Champions League) entre 1977 e 1981.

“Ele sempre foi mais do que um grande técnico de futebol. Ele era o Muhammad Ali do futebol: um rebelde carismático cujas declarações tiveram uma inesperada e inegável poesia”, diz do Guardian de 2009 sobre o lendário treinador.

Em 1974, o lendário treinador se aposentaria. Sete anos mais tarde, ele morreria após sofrer um segundo ataque cardíaco em um intervalo de três dias, aos 68 anos. Ainda em vida viu os Reds chegarem ao ápice, mas sem nunca esquecê-lo.

“Sua influência permaneceu evidente no inesquecível período de sucesso que seguiu sob o comando de Bob Paisley, Joe Fagan e Kenny Dalglish”, diz o site do Liverpool.

Manchester United e Liverpool enfrentam-se no Old Trafford, neste domingo, às 12h30 (de Brasília), com transmissão in loco da ESPN Brasil e WatchESPN.

Veja algumas das frases icônicas de Bill Shankly, o Muhammad Ali do futebol:

Algumas pessoas acreditam que futebool é uma questão de vida ou morte, e eu estou muito desapontado com essa atitude. Eu posso assegurar que é muito, mas muito mais importante do que isso

Se você é o primeiro, você é o primeiro. Se você é o segundo, você não é nada

O Liverpool foi feito para mim, e eu fui feito para o Liverpool

O problema com os árbitros é que eles sabem as regras, mas eles não sabem o jogo

Eu sei que é uma ocasião triste, mas eu acho que Dixie ficaria feliz em saber que mesmo na morte ele pode levar um público maior ao Goodison Park do que o Everton em uma tarde de sábado (disse no funeral de Dixie Dean, jogador icônico do Everton)

No meu tempo em Anfield, nós sempre dissemos que tínhamos os dois melhores times em Merseyside - o Liverpool e os reservas do Liverpool

Bicicleta de Berbatov, voleio de Benteke e Martial 'rabiscando': os cinco golaços de Manchester United x Liverpool na Premier League