<
>

Liverpool está perto? Veja quais são os melhores inícios da história da Premier League

Já são cinco pontos de vantagem na liderança da Premier League. Em seu horizonte, um título inédito surge como objetivo a longo prazo. A curto, alguns recordes.

Este é o cenário para o Liverpool, que visitará o Chelsea no Stamford Bridge neste domingo, às 12h30 (de Brasília), com transmissão da ESPN Brasil e WatchESPN.

Vindo de 14 vitórias seguidas na competição, os Reds estão a quatro de igualarem a maior sequência na história da Premier League, que existe desde 1992-93. O Manchester City venceu 18 confrontos entre agosto e dezembro de 2017.

O time de Pep Guardiola vinha de 15 triunfos consecutivos recentemente e empatou com o Tottenham em 17 de agosto. Dessa forma, apenas os Reds seguem em busca do recorde.

Considerando desde o início da competição, a equipe de Jürgen Klopp tem uma sequência de cinco vitórias e também pode alcançar a melhor marca nesta história, que pertence justamente ao seu rival deste final de semana.

Os atuais campeões europeus iniciaram a Premier League com uma goleada por 4 a 1 diante do Norwich City e triunfos sobre Southampton (2 a 1), Arsenal (3 a 1), Burnley (3 a 0) e Newcastle (3 a 1).

Confira quais são os melhores inícios da história da Premier League:

Newcastle United (1994-95) - seis vitórias em seis jogos

Depois da terceira colocação no campeonato anterior, o Newcastle começou com tudo e venceu seus seis primeiros jogos, com duas goleadas (4 a 0 sobre o Coventry City e 5 a 1 sobre o Southampton). No período, a equipe ainda bateu Chelsea por 4 a 2 e o Arsenal, fora de casa, por 3 a 2. Artilheiro do Inglês em 1993-94, Andy Cole anotou seis gols nas quatro primeiras rodadas. Apesar do grande início, os Magpies terminaram na sexta colocação, com 72 pontos, 17 a menos do que o campeão Blackburn Rovers.

Chelsea (2009-10) - seis vitórias em seis jogos

Os Blues arrancaram o Inglês com vitórias sobre Hull City, Sunderland, Fulham, Burnley, Stoke City e Tottenham, antes de cair na sétima rodada para o Wigan. Didier Drogba teve um grande início indo às redes cinco vezes nas seis primeiras rodadas. O desempenho acabou sendo decisivo para que o time londrino terminasse o campeonato na primeira colocação, uma vez que somou apenas um ponto a mais do que o Manchester United.

Manchester City (2016-17) – seis vitórias em seis jogos

Pep Guardiola começou sua trajetória na Premier League com seis vitórias seguidas, sendo que uma delas veio diante do Manchester United fora de casa, por 2 a 1, e ainda houve duas goleadas (4 a 1 no Stoke City e 4 a 0 no Bournemouth). Sergio Agüero e Raheem Sterling anotaram cinco e quatro gols, respectivamente. Logo na sequência, o time perdeu para o Tottenham e empatou com Everton e Southampton. No fim, os Citizens terminaram na terceira posição com 78 pontos, 15 a menos do que o campeão Chelsea.

Liverpool (2018-19) – seis vitórias em seis jogos

Na temporada passada, o Liverpool liderou a Premier League até a 28ª rodada e foi vice-campeão com impressionantes 97 pontos, em boa parte por conta do seu grande início. Logo na abertura goleou o West Ham por 4 a 0, além de ter batido times como Leicester City e Tottenham, ambos fora de casa. A sequência seria interrompida justamente pelo Chelsea. Um empate por 1 a 1 com os Blues veio antes de uma igualdade sem gols com o Manchester City, que viria a ser o campeão com 98 pontos. Sadio Mané brilhou com quatro gols nas seis primeiras rodadas.

Chelsea (2005-06) – nove vitórias em nove jogos

A melhor arrancada na história da Premier League é do Chelsea, que abriu 2005-06 vencendo Wigan (1 a 0), Arsenal (1 a 0), West Bromwich (4 a 0), Tottenham (2 a 0), Sunderland (2 a 0), Charlton (2 a 0), Aston Villa (2 a 1), Liverpool (4 a 1) e Bolton (5 a 1). Àquela altura, Frank Lampard e Didier Drogba já somavam sete e cinco gols, respectivamente. Tal início foi fundamental para que os Blues terminassem a temporada com o título com 91 pontos, oito a mais do que o Manchester United. A série foi interrompida com um empate por 1 a 1 com o Everton, fora de casa, em 23 de outubro de 2005.

Agora cabe ao mesmo Chelsea tentar impedir – outra vez - que o Liverpool continue sonhando em superar o seu recorde.

Se conseguir superar os Blues, o Liverpool teria que bater Sheffield United (fora), Leicester (casa) e Manchester United (fora) para igualar a melhor marca da história. Para superá-la, teria de bater também o Tottenham (casa).