<
>

'Por qué Neymar no se moja?'; Entenda significado da expressão que imprensa catalã agora usa

play
Neymar fica no PSG? Hofman cita Bale como exemplo e não descarta a possibilidade (1:23)

Brasileiro não atuou nas duas primeiras partidas do Paris Saint-Germain no Campeonato Francês (1:23)

Enquanto segue a "novela" da possível saída do atacante Neymar do Paris Saint-Germain para o Barcelona, a imprensa catalã continua fazendo 1.001 conjecturas sobre o tema, na falta de novas notícias para publicar.

Chama a atenção que, nesta quinta-feira, os dois maiores jornais esportivos da região, Sport e Mundo Deportivo, tenham usado uma mesma expressão para escrever sobre o assunto: "Por qué Neymar no se moja?".

Literalmente, a frase seria traduzida da seguinte forma: "Por que Neymar não se molha?". No entanto, o significado é muito diferente disso.

Em espanhol, essa é uma gíria comum para questionar a falta de compromisso de alguém com algo. Ou seja: a tradução precisa seria "Por que Neymar não se compromete?".

No caso, é em referência ao fato da imprensa catalã esperar que o craque brasileiro diga publicamente que quer retornar ao Barcelona, e que descarta atuar pelo Real Madrid, que também tenta contratá-lo.

"Se Neymar não disser publicamente que só quer o Barça, a operação com o PSG se fecha em 48 horas. Não sou eu que estou dizendo, mas sim fontes da negociação, que sabem que a intervenção do atacante seria decisiva para que seu regresso ao Camp Nou se torne possível", escreveu Lluís Mascaró, editor do Sport, em coluna publicada nesta quinta.

"Se Neymar não se 'comprometer' em uma coletiva de imprensa, ou através de um comunicado em suas redes sociais (as insinuações e os 'vazamentos', como os que realizou até agora, já não servem neste momento para a batalha), a contratação do futebolista ficará cada vez mais complicada. Para não dizer impossível. Basicamente, porque o PSG decidiu bloquear todas as ofertas do Barça, à espera do ataque final que Florentino Pérez e o Real Madrid estão preparando", completou.

Em seguida, Mascaró explica por que Neymar não "se moja".

"A pergunta que todo o barcelonismo faz é por que Neymar não se pronuncia publicamente sobre sua intenção de retornar ao Camp Nou. E a resposta é muito simples: porque o brasileiro não quer fechar a porta que está aberta no Santiago Bernabéu", afirmou.

"Neymar e seu estafe estão jogando em duas frentes, porque, acima de tudo, o que o brasileiro quer é fugir da 'jaula de ouro' em que está preso no PSG. Sua primeira opção é o Barça. A segunda, também. Inclusive a terceira. Mas ele vê o Real como uma alternativa de emergência se o acordo Barcelona-PSG resultar (como já parece) impossível. Por isso, Neymar até agora não se comprometeu", complementou.

O Mundo Deportivo, por sua vez, vai na mesma linha.

"O Barcelona sabe que suas opções para arrancar Neymar do PSG passam impreterivelmente por um posicionamento radical e público do craque brasileiro frente à proposta do blaugrana. Seria um movimento que 'desligaria' o Real Madrid e a Juventus, clubes que também querem sua contratação. Como é lógico, Florentino Pérez não insistiria com um futebolista que tivesse dito publicamente que seu sonho é retornar ao Barcelona. Mas, enquanto Neymar não fizer isso, Florentino estará de olho", reportou o jornalista Fernando Polo, em artigo no diário.

O jornal ainda afirma que Neymar acredita que já se comprometeu muito com o Barça quando disse, em 13 de julho, a polêmica frase sobre o 6 a 1 no PSG ser sua melhor lembrança na carreira de jogador.