Uma das mais recentes contratações do Barcelona, o volante holandês Frenkie de Jong não tem dúvida de que o amigo Donny Van de Beek tem qualidade para reforçar o Real Madrid, mas disse - em tom de brincadeira - que prefere que ele fique no Ajax.
Na última semana, Van de Beek, de 22 anos, confirmou em entrevista à Fox Sports que o time da capital espanhola está estabeleceu conversas com o clube holandês na tentativa de reforçar o meio-campo antes do fechamento desta janela de transferências.
De Jong jogou com o amigo na última temporada, quando o Ajax venceu dois torneios nacionais e eliminou o próprio Real Madrid na Champions League, chegando à semifinal contra o Tottenham.
"Eu prefiro que ele fique no Ajax porque eu não queria ter que jogar contra ele, e o Ajax continuaria forte", disse o jogador do Barça à ESPN quando perguntado sobre a possível transferência.
"Mas, claro, quando tudo estiver resolvido, se ele vier para Madri, ficarei muito feliz. Ele merece, é um grande jogador.
Se confirmada a venda de Van de Beek ao Real, o holandês teria de disputar espaço no time de Zinedine Zidane com Luka Modric, Toni Kroos e Casemiro - entre outros jogadores que já fazem parte do elenco.
Apesar da forte concorrência, porém, De Jong acredita que seu compatriota tem as qualidades necessárias para se tornar a mais nova promessa do Ajax a brilhar em um palco maior.
"Tenho certeza que ele tem a habilidade necessária", disse ele. "Acho que ele já mostrou isso na última temporada, especialmente na Champions League.
Van de Beek se tornar o terceiro jogador a deixar o Ajax nesta janela para alçar voos mais altos em gigantes da Europa. De Jong foi o primeiro a ter sua saída confirmada para o Barcelona por cerca de R$ 325 milhões, e o defensor Matthijs de Ligt assinou com a Juventus por uma cifra parecida no último mês.
O número 21 do clube catalão disse que é triste ver uma equipe tão bem sucedida e jovem ir se separando lentamente, mas não se arrepende de sua mudança para o Camp Nou.
"Estou muito orgulhoso da temporada que tivemos", disse ele. "Também tenho orgulho de ver meus ex-companheiros assinando com grandes clubes - acho que todos eles merecem isso", disse o volante.
Perguntado se ele pode imaginar um futuro onde o Ajax será capaz de segurar os seus melhores jogadores, ele acrescentou: "Eu acho que depende muito da competitividade. Ela precisa crescer.
"A Eredivisie foi, para mim, muito importante. Mas hoje em dia não se compara a La Liga, à Premier League e a todos esses torneios. Tem muito a ver com a competição."
