<
>

De clubes a seleções, veja quem já foi campeão e quem tem mais títulos no Maracanã

play
Copa América: relembre os caminhos de Brasil e Peru até a final (1:26)

Seleções decidem o título da competição a partir das 17h (de Brasília) deste domingo (7) no Maracanã (1:26)

O Maracanã, um dos palcos mais conhecidos do futebol mundial e chamado de templo por diferentes personalidades do esporte, volta a receber a seleção brasileira neste domingo, após um intervalo de seis anos e 84 jogos. O reencontro será diante do Peru, pela decisão da Copa América, às 17h (de Brasília).

O confronto pode fazer o Brasil sagrar-se campeão no estádio pela sexta vez na história ou sétima, para quem leva em conta a medalha de ouro na Rio 2016. A última vez da seleção no local foi na decisão da Copa das Confederações de 2013, vitória por 3 a 0 sobre a Espanha.

Ser campeão no Maracanã é um gosto que poucas equipes fora do Rio de Janeiro já experimentaram, mas quem conseguiu sempre ressaltou o quanto é inesquecível. Até mesmo para a seleção, tão acostumada a jogar em grandes estádios, o local impressiona.

"Eu vou me tornar verdadeiramente técnico da seleção brasileira. A boleirada sempre fala que só se torna jogador se jogou no Maracanã. É a mesma coisa com treinador. Eu vou trabalhar pela primeira vez como técnico da seleção no Maracanã", disse o técnico Tite na terça-feira.

Agora se o título acabar nas mãos da equipe peruana não será incomum. Ao longo de mais de sete décadas o Maracanã também foi palco de zebras e feitos improváveis. Alguns terminaram em títulos. O mais famoso foi o Maracanazo, quando o Uruguai ganhou a Copa do Mundo de 1950 contra o Brasil.

"Eu já tive a sensação de jogar nesse estádio, que ainda é imponente", resumiu o técnico Ricardo Gareca, do Peru, em declaração dada quando a seleção andina passou pela primeira vez nesta Copa América pelo Rio de Janeiro. Na ocasião, venceu a Bolívia por 3 a 1 pela fase de grupos.

Em 70 anos, o estádio tem como maior campeão o Flamengo. Foram 31 troféus rubro-negros em competições oficiais/relevantes. Vinte e quatro somente do Estadual. Foram ainda cinco vezes no Campeonato Brasileiro, duas da Copa do Brasil e mais uma no extinto Torneio Rio-São Paulo.

Depois do Flamengo, os clubes que mais levantaram troféus no Maracanã foram Vasco (20), Fluminense (19) e Botafogo (17).

Dos grandes clubes do país, apenas Cruzeiro, Internacional e São Paulo jamais ergueram uma taça oficial no estádio.