<
>

O Guia das Finais: tudo o que você precisa saber das decisões dos principais estaduais do país

play
Flamengo ou Vasco? Corinthians ou São Paulo? Atlético ou Cruzeiro? BB Debate palpita em quem serão os campeões Estaduais (3:40)

Veja quem foram os 'escolhidos' pelos comentaristas (3:40)

A partir deste final de semana a tensão vai tomar conta dos principais times do Brasil.

É hora de decisão nos campeonatos estaduais e 14 dos 20 times da elite do futebol brasileiro terão a chance de conseguir um ânimo a mais para o inicio do Campeonato Brasileiro.

Preparamos um guia especial com os detalhes de todas as decisões que contam com os times do Brasileirão - o Catarinense ainda está na fase semifinal. Veja as datas, horários e locais dos confrontos, e também vote no seu favorito.

ALAGOANO | BAIANO | CARIOCA | CEARENSE | GAÚCHO | GOIANO | MINEIRO | PARANAENSE | PAULISTA

CAMPEONATO ALAGOANO

x

CRB X CSA

JOGOS
Ida: Domingo (14), às 16 horas, no Rei Pelé
Volta:Domingo (21), às 16 horas, no Rei Pelé

CRB: São 30 títulos estaduais para o CRB. Em 2019, foi o melhor time da primeira fase com 16 pontos em sete jogos (5v-1e-1d), e eliminou o Jacyobá com duas vitórias: 3 a 2 fora de casa e 2 a 0 no Rei Pelé

CSA: A equipe que volta à elite do futebol nacional neste ano tem 38 taças do Estadual e terminou em segundo na primeira fase com 14 pontos (4v-2e-1d) e chega à decisão após atropelar o Coruripe por 6 a 2 no jogo de ida e um empate em 1 a 1 na volta.


CAMPEONATO BAIANO

x

BAHIA X BAHIA DE FEIRA

JOGOS
Ida: Domingo (14), às 16 horas, no Jóia da Princesa
Volta:Domingo (21), às 16 horas, na Fonte Nova

Bahia: São 47 títulos do Baiano para a equipe que não vai encontrar o arquirrival na final. O Bahia foi o terceiro na primeira fase, somando 15 pontos em nove jogos (4v-3e-2d). Na semi, duas vitórias sobre o Atlético-BA, com um 3 a 0 no primeiro duelo e um 2 a 0 no segundo.

Bahia de Feira: Campeã baiana em 2011 a equipe de Feira de Santana busca o bicampeonato depois de ter a melhor campanha da primeira fase, com 16 pontos (4v-4e-1d). Nas semi, empate em 1 a 1 fora de casa contra o Vitória da Conquista e um 2 a 1 na volta.


CAMPEONATO CARIOCA

x

VASCO X FLAMENGO

JOGOS
Ida: Domingo (14), às 16 horas, no Nilton Santos
Volta:Domingo (21), às 16 horas, no Maracanã

Vasco: São 24 títulos do Carioca para o Vasco, que chega à decisão como campeão da Taça Guanabara e vice da Taça Rio. Nas fases de grupo do confuso torneio foram 11 jogos com sete vitórias, dois empates e duas derrotas. Na semifinal, vitória por 2 a 1 sobre o Bangu.

Flamengo: 34 vezes campeão carioca, o Flamengo levantou a Taça Rio contra o mesmo rival da decisão de agora. Nas fases de grupos foram oito vitórias e três empates, e a classificação para a decisão veio no empate em 1 a 1 contra o Fluminense.


CAMPEONATO CEARENSE

x

CEARÁ X FORTALEZA

JOGOS
Ida: Domingo (14), às 16 horas, no Castelão
Volta:Domingo (21), às 16 horas, no Castelão

Ceará: São 45 títulos do Cearense para o Vozão, dono da melhor campanha da segunda fase em 2019 (os rivais que fazem a final só entram no torneio depois de uma primeira fase)com quatro vitórias e três empates. Nas semi, empate com o Florenta em 2 a 2 na ida e vitória por 3 a 0 no Castelão.

Fortaleza: 41 vezes campeão estadual, o Fortaleza chega à decisão após terminar a segunda fase na segunda posição com três vitórias, dois empate e duas derrotas. A semifinal foi contra o Guarany de Sobral e terminou com duas vitórias por 1 a 0 para o tricolor.


CAMPEONATO GAÚCHO

x

GRÊMIO X INTERNACIONAL

JOGOS
Ida: Domingo (14), às 16 horas, no Beira Rio
Volta:Quarta-feira (17), 21h30, na Arena do Grêmio

Grêmio: 37 vezes campeão estadual, o Grêmio chega à final com a vantagem de decidir em casa após terminar a primeira fase com a melhor campanha, somando 29 pontos em 11 jogos (9v-2e). Nas quartas de final atropelou o Juventude com um 6 a 0 fora de casa e depois empatou sem gols em Porto Alegre. Nas semi, contra o São Luiz, empate sem gols fora e vitória por 3 a 0 em casa.

Internacional: São 45 títulos Gaúchos para o Inter. Em 2019, terminou em segundo na primeira fase, somando 22 pontos (7v-1e-3d). Nas quartas passou pelo Novo Hamburgo com uma vitória por 2 a 0 fora e uma derrota por 1 a 0 em casa. Na semi, dois triunfos sobre o Caxias, com 2 a 1 no primeiro jogo e 2 a 0 no Beira-Rio.


CAMPEONATO GOIANO

x

GOIÁS X ATLÉTICO-GO

JOGOS
Ida: Domingo (14), às 16 horas, no Olímpico
Volta:Domingo (21), às 16 horas, no Olímpico

Goiás: O Goiás já foi campeão estadual 28 vezes e busca mais um troféu após ter a melhor campanha na primeira fase com 31 pontos em 12 jogos (10v-1e-1d). Nas quartas, eliminou a Aparecidense com uma vitória por 3 a 1 na ida e uma derrota por 2 a 1 na volta. Nas semi, uma classificação mais tranquila, batendo o Goiânia por 3 a 0 e depois por 3 a 1.

Atlético-GO: São 13 conquistas do Goiano para o Dragão que terminou a primeira fase com a segunda campanha, com 28 pontos (9v-1e-2d). Nas quartas, vitórias por 3 a 0 e 4 a 1 no Anapolina, enquanto nas semi a classificação veio sobre o Vila Nova com um empate 1 a 1 na ida e uma vitória por 1 a 0 na volta.


CAMPEONATO MINEIRO

x

ATLÉTICO-MG X CRUZEIRO

JOGOS
Ida: Domingo (14), às 16 horas, no Mineirão
Volta:Sábado(20), 16h30, no Mineirão

Atlético-MG: O Galo já conquistou o Mineiro 44 vezes e terminou a primeira fase deste ano com 28 pontos em 11 jogos (9v-1e-1d), tendo a melhor campanha. Nas quartas eliminou o Tupynambás com uma vitória por 3 a 1. Na semi, passou pelo Boa Esporte com o um empate sem gols em Varginha e uma goleada por 5 a 0 na volta.

Cruzeiro: 37 vezes campeã estadual, a Raposa ficou na segunda posição na fase classificatória com 25 pontos (7v-4e). Nas quartas, goleada por 5 a 0 sobre a Patrocinense e a classificação para a final com duas vitórias sobre o América-MG, com 3 a 2 na ida e 3 a 0 na volta.


CAMPEONATO PARANAENSE

x

ATHLETICO-PR X TOLEDO

JOGOS
Ida: Domingo (14), às 16 horas, no 14 de Dezembro
Volta:Domingo (21), às 16 horas, na Arena da Baixada

Athletico-PR: São 24 conquistas no Paranaense para o Athletico, que chega á decisão após a conquista, nos pênaltis, da taça Dirceu Krüger sobre o arquirrival Coritiba. Nas duas fases de grupos, o Furacão disputou 11 partidas e teve uma campanha com 6 vitórias, 2 empates e três derrotas, sendo que no "segundo turno" foram cinco vitórias e apenas uma derrota.

Toledo: O Toledo jamais conquistou a elite do estadual e foi o primeiro a se garantir na decisão ao derrotar, também nos pênaltis, o Coritiba na decisão do primeiro turno, a Taça Barcímio Sicupira Júnior. Depois de uma primeira fase com duas vitórias e quatro empates, o returno foi fraco, com apenas dois empates e três derrotas.


CAMPEONATO PAULISTA

x

CORINTHIANS X SÃO PAULO

JOGOS
Ida: Domingo (14), às 16 horas, no Morumbi
Volta:Domingo(21), às 16 horas, na Arena Corinthians

Corinthians: O Corinthians busca o 30º título Paulista e a terceira conquista consecutiva. Na primeira fase foi o líder do grupo C com 21 pontos em 12 jogos (6v-3e-3d). Depois, duas classificações nos pênaltis. Contra a Ferroviária, nas quartas, dois empates em 1 a 1 e a vaga com o 4 a 3 nas penalidades. Nas semi, contra o Santos, vitória por 2 a 1 em Itaquera e derrota por 1 a 0 no Pacaembu, com um 7 a 6 nos pênaltis.

São Paulo: 21 vezes campeão do Paulistão o São Paulo tenta quebrar um jejum sem título do Estadual que vem desde 2005. A primeira fase conturbada terminou com a classificação como segundo no grupo D, com 15 pontos (4v-3e-5d). Nas quartas, duas vitórias sobre o Ituano: 2 a 1 e 1 a 0. A vaga na final veio com dois empates sem gols contra o Palmeiras e um 5 a 4 nos pênaltis.