Invicto na Copa Libertadores e com a vaga na final do Campeonato Gaúcho encaminhada. Se o Internacional atravessa uma boa fase no ano de 2019, muita dela se deve a um nome: Nicolás Federico López, o Nico López. O atacante uruguaio parece que encontrou o futebol que muitos colorados esperavam desde sua chegada.
E até aqui no ano Nico López tem se mostrado um jogador absolutamente fundamental e decisivo para as pretensões do Internacional na temporada, ‘carregando o time nas costas’. Em nove partidas, foram seis gols, ou seja, média de 0,6 gols por jogo. Mas não são gols comuns. São gols decisivos e que garantem pontos importantes para o Colorado.
Na Libertadores, por exemplo, o atacante tem três gols em três partidas. No primeiro jogo contra o Palestino o atacante passou em branco, mas contra o Alianza Lima foi decisivo. Dois gols que deram a vitória por 2 a 0 no Beira-Rio. Na última quarta-feira, contra o River Plate, também no Beira-Rio, Nico fez o seu no empate por 2 a 2. Ou seja, dos 7 pontos do Inter na competição, quatro são graças ao jogador.
Três gols na Libertadores e três gols no Gaúcho. O primeiro no etadual saiu contra o Veranópolis ainda na fase de classificação. O segundo veio contra o Juventude em Caxias, jogo em que o uruguaio se envolveu em uma confusão e acabou sendo expulso de campo.
O último foi o mais decisivo. Contra o Novo Hamburgo fora de casa Nico López fez o gol que abriu o marcador na vitória por 2 a 0 e encaminhou a vaga na semifinal. No jogo de volta, com boa vantagem em mãos, ele não marcou, e apesar da derrota, o Inter avançou.
UM DOS MELHORES INÍCIOS DE CARREIRA
E os números de Nico López nesse início de temporada são tão bons que levam o uruguaio a ter um de seus melhores inícios de ano como profissional. Comparando os mesmos nove jogos feitos por Nico em anos anteriores, a melhor arrancada do atacante havia sido em 2017, quando marcou 3 gols. Naquele ano, terminou com 17 gols em 51 jogos.
Os números atuais só não são melhores que o seu início no Nacional, do Uruguai. Nas nove primeiras partidas daquele começo de 2016, Nico fez impressionantes oito gols. Completando 21 jogos, chegou a 11 gols, quando despertou o interesse do Internacional e transferiu-se para Porto Alegre.
A sequência no Colorado veio carregada de expectativas que não se concretizaram. No fim do ano, com 14 jogos, apenas um gol. Ano passado, em 2018, um bom Campeonato Brasileiro, com 11 gols e seis assistências, parece ter dado a sobrevida que o jogador precisava.
MAIS GOLS QUE GREMISTAS
E o ano de Nico López fica melhor ainda se comparado com os atacantes do rival Grêmio. Contratados com grande expectativa, Diego Tardelli, Felipe Vizeu e André, juntos, não somam os gols do atacante colorado até. O trio gremista soma quatro gols no ano (dois de Vizeu, um de Tardelli e outro de André), enquanto Nico tem seis. Mas a comparação não para só nos homens de área.
Luan e Everton, destaques gremistas nas últimas temporadas, também não tem os números do uruguaio em 2019. Enquanto Luan tem cinco gols em nove jogos, “Cebolinha” marcou quatro em doze partidas.
Se continuar assim, Nico López tem tudo para emplacar sua melhor temporada na carreira, e para a felicidade do torcedor do Inter, com muitos gols decisivos.
