Por que nove jogadores árabes chegaram de uma vez só ao Campeonato Espanhol?

Na última semana, nove jogadores da Arábia Saudita foram apresentados de uma vez só a clubes tanto da primeira, como da segunda divisões do Campeonato Espanhol. Ao lado de sheiks e os diretores dos clubes ibéricos, os atletas posavam sorridentes coma chance no futebol europeu.

Mas por que isso aconteceu?

A La Liga Santander, a General Sports Authority (órgão responsável pelo esporte na Arábia Saudita) e a Federação de Futebol da Arábia Saudita realizaram um acordo com o intuito de conquistar o mercado saudita, principalmente no que se refere aos direitos de transmissão, segundo informa o programa "El Transistor" da rádio "Onda Cero".

Chegaram por empréstimo até o final da temporada ao futebol espanhol Yahia Sahiri e Marwan Othmnan, no Leganés; Fahad Muwallad, no Levante; Salmam Al Dawsari e Jabor Issa, ambos no Villarreal; Ali Al Namer, no Numancia; Abdulmajeed Al Sulaiheem, no Rayo Vallecano; Abdullah Alhamdan, no Sporting Gijón; e Nooh Al Mousa, no Valladolid.

O principal e mais empolgante deles é Muwallad, que é constantemente convocado para a seleção nacional e deverá fazer parte dos jogadores que irão à Copa do Mundo de 2018. A Arábia Saudita está no mesmo grupo da anfitriã Rússia, Uruguai e Egito.

Os atletas chegarão à Espanha patrocinados, o que faz com que os clubes que contrataram-nos recebam uma quantidade de dinheiro - em alguns casos, ela poderia rondar a marca de 1 milhão de euros (R$ 3,9 milhões).

Ao mesmo tempo, os técnicos não têm a obrigação de escalar os jogadores.