A MLS anunciou nesta sexta-feira (15) que irá implementar duas importantes regras novas para diminuir a perda de tempo de jogo a partir da temporada 2024.
As mudanças foram aprovadas durante reunião geral da liga, na última quinta-feira (14).
A principal alteração foi chamada de "regra de tratamento médico fora de campo". Agora, todo jogador que ficar caído no gramado por até 15 segundos terá que ser retirado do gramado pela equipe médica para receber atendimento fora do campo por pelo menos dois minutos. Exceções serão feitas quando a suposta lesão tiver sido gerada a partir de uma falta que foi punida com cartão amarelo e/ou vermelho.
Já a outra regra vai mexer diretamente com a "enrolação" feita pelos jogadores na hora da substituição.
De acordo com a liga, assim que o 4º árbitro subir a placa indicando uma alteração, o jogador que for sair o campo terá que deixar o gramado em no máximo 10 segundos.
Caso esse tempo não seja cumprido, o atleta que vai entrar terá que esperar um minuto parado na beira do campo, entrando na partida apenas na próxima paralisação feita pelo árbitro.
As exceções serão em caso de substituição de goleiro ou substituição por lesão, no caso do jogador tem que sair de maca ou carrinho.
Outra novidade para a temporada 2024 será que os acréscimos começarão a ser mostrados no cronômetro oficial dos telões de cada estádio.
Anteriormente, o relógio parava ao chegar aos 45 e 90 minutos, sem exibir quando tempo de acréscimo já havia sido jogado.
Além disso, decisões tomadas depois de checagem do VAR serão anunciadas publicamente pelo árbitro através do sistema de som.
Por fim, se dois jogadores tiverem um choque de cabeça e tiverem que deixar o campo de maneira simultânea, eles só poderão voltar à partida ao mesmo tempo, e não um por vez.
