<
>

Barcelona líder, mas em queda livre, PSG de Neymar disparando; pesquisa mostra para que times estrangeiros brasileiros torcem

Barcelona é quem ostenta a maior torcida entre os brasileiros, segundo pesquisa da Sport Track divulgada nesta terça-feira pela consultoria Convocados e a XP


Além de mapear quais são as maiores torcidas do Brasil na atualidade, a pesquisa da Sport Track divulgada nesta terça-feira (14) pela consultoria Convocados e a empresa XP mostra também quem são os clubes da Europa que possuem mais adeptos no país.

O líder desse ranking ainda é o Barcelona. Apesar de estar em uma fase de poucas conquistas em tempos recentes, o time espanhol tem a torcida de 28% dos entrevistados no levantamento.

O número é considerável, mas mostra um declínio nos últimos tempos. Há 10 anos, por exemplo, o Barça ostentava 46% de torcida dos brasileiros, em uma época que era dirigido por Pep Guardiola e estrelado por Messi, Xavi e Iniesta em campo.

A torcida caiu para 37% em 2018, logo depois da saída do brasileiro Neymar, e para 36% em 2020, na última temporada de Messi pelo clube. Ou seja, a pesquisa recente mostra um declinio de 8 pontos percentuais entre um ano e outro.

Se a saída de Neymar pode ter mexido com os números do Barcelona, não se sabe. Mas certamente alavancou a participação do Paris Saint-Germain, clube que nem era citado nos levantamentos feitos em 2010 e 2012.

Desde 2018, quando o brasileiro vivia os primeiros meses em Paris, o time tem crescido bastante. O PSG saltou de 7% de torcedores brasileiros para 9% em 2020 e hoje ostenta com folgas o terceiro lugar do ranking, com 17%.

Entre Barça e Paris, aparece o Real Madrid, com 24%. O atual campeão europeu nunca liderou as pesquisas de torcedores no Brasil, mas sempre se manteve no máximo em terceiro lugar. Agora, com Vinicius Jr. e demais brasileiros por lá, a tendência é de crescimento.

Duas potências da Itália, porém, vivem o efeito contrário. Em 2010, o Milan era líder com sobras entre torcedores brasileiros, com 30% de adeptos, mas hoje aparece apenas com 2%, atrás de Manchester United (4%), Bayern de Munique (3%) e Manchester City (3%), empatado com Liverpool, Chelsea e Juventus.

A falta de títulos constantes e boas campanhas no cenário europeu também afetou diretamente a Inter de Milão, que, em 12 anos, caiu de 10% para 1% de torcedores no Brasil. Hoje, o time nerazzurri tem o mesmo percentual de Arsenal, Boca Juniors, Borussia Dortmund e Atlético de Madrid.

A pesquisa da Sport Track contou com a participação de 2.200 a 2.250 pessoas, que responderam às perguntas digitalmente.

Ranking de torcidas de times estrangeiros no Brasil em 2021:

Barcelona - 28%

Real Madrid - 24%

PSG - 17%

Manchester United - 4%

Bayern - 3%

Manchester City - 3%

Liverpool - 2%

Chelsea - 2%

Milan - 2%

Juventus - 2%