<
>

Quem foi Mino Raiola, agente de clientes badalados, responsável por negociações bombásticas e frases marcantes

Agente italiano falaceu neste sábado (30). Família divulgou um comunicado lamentando o falecimento do empresário


Mino Raiola morreu aos 54 anos, neste sábado (30). Figura icônica no futebol mundial, o empresário foi marcado por agenciar estrelas, protagonizar negociações bombásticas e dar declarações polêmicas.

Clientes badalados

A principal marca de Mino Raiola era ter em seu leque de clientes estrelas e jovens promessas com potencial gigantesco de venda. Zlatan Ibrahimovic, Paul Pogba, Erling Haaland, Gianluigi Donnarumma foram os mais conhecidos da trajetória do italiano.

Mas não para por aí. Raiola também agenciou atletas como Marco Verratti, Stefan de Vrij e muitos outros.

Negociações bombásticas

A negociação mais badalada da carreira do empresário foi Pogba. A ida do francês para o Manchester United se tornou a venda mais cara da história, quando foi vendido pela Juventus em 2016 por 105 milhões de euros. Ele foi ultrapassado no futuro por outros nomes. Neymar, comprado pelo PSG por 222 milhões de euros, ocupa o topo.

A negociação mais bombástica da carreira de Mino Raiola talvez aconteceria nesta janela de verão. Não pelo valor, mas por todo o mistério que envolve o futuro de Erling Haaland, sonho de consumo de gigantes na Europa e apontado como provável reforço do Manchester City. Mino Raiola conversou com diversos clubes a respeito do norueguês, mas, como de costume, deixou todos no páreo para um futuro leilão ao fim da temporada.

Frases marcantes

Além de ser marcado por negociações multimilionárias, Mino Raiola, ao longo de sua carreira, também se mostrou um grande personagem quando dava entrevistas. E o ESPN.com.br separou algumas das frases bombásticas do agente.

"Com todo respeito, um diretor de esportes que não conhece Mino Raiola deve procurar outro emprego."

"Resolvo os problemas dos meus clientes como um pai. Eu sou a família deles. Sou eu quem mostra a eles para onde ir."

"Não encontro os jogadores, eles que me encontram. Eu nunca pedi a um jogador que trabalhasse comigo, e nunca o faria."

"Uma boa transferência é como um casamento. Vocês se reúnem porque se gostam e se sentem atraídos. Sou o casamenteiro que conhece as necessidades do outro lado."

"Eu posso ler o mercado. Sei o que está acontecendo e por que está acontecendo. Eu até o influencio."

Veja abaixo o comunicado da família:

Com infinito pesar, compartilhamos o falecimento do agente de futebol mais carinhoso e incrível que já existiu.

Mino lutou até o final com a mesma força que colocou nas mesas de negociação para defender nossos jogadores. Como sempre, Mino nos deixou orgulhosos e nunca percebeu.

Mino tocou tantas vidas através de seu trabalho e escreveu um novo capítulo na história do futebol moderno. Sua presença fará falta para sempre.

A missão de Mino de tornar o futebol um lugar melhor para os jogadores continuará com a mesma paixão.

Agradecemos a todos pelo enorme apoio recebido durante esses tempos difíceis e pedimos respeito à privacidade de familiares e amigos neste momento de luto.

A Família Raiola