<
>

F1: Norris supera Verstappen e lidera 1º treino livre para o GP de Abu Dhabi; Bortoleto termina em sétimo

play
Norris, Verstappen ou Piastir: VEJA as chances de título da Fórmula 1 de cada piloto (1:42)

Título da temporada de 2025 será decidido no GP de Abu Dhabi (1:42)

Pela manhã desta sexta-feira, aconteceu a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prêmio dos Emirados Árabes Unidos de Fórmula 1, que será realizado neste domingo, às 10h (de Brasília), em Abu Dhabi. Lando Norris, da McLaren, garantiu a liderança com o tempo de 1min24s485.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou na sétima posição, a cerca de 257 milésimos do britânico.

O treino

No circuito de Yas Marina, Norris superou por apenas 8 milésimos de segundo a Red Bull do neerlandês Max Verstappen, um de seus dois rivais diretos na briga pelo título. A diferença para a Ferrari do monegasco Charles Leclerc, o terceiro colocado, foi de 16 milésimos.

Matematicamente, Norris chega com vantagem ao campeonato: líder com 408 pontos, tem 12 de frente para Verstappen e 16 para seu companheiro de equipe, o australiano Oscar Piastri — restando 25 pontos em jogo em Abu Dhabi.

Um pódio no domingo garante automaticamente o título mundial de 2025 para o britânico, independentemente dos resultados dos adversários.

Ao todo, nove jovens pilotos participaram dessa hora de treinos no lugar dos titulares, como permite o regulamento.

Para eles, trata-se sobretudo de acumular quilômetros de experiência. Piastri, por exemplo, cedeu seu carro ao mexicano Pato O’Ward na McLaren.

Próximo treino

A segunda sessão de treinos livres — a única que reflete as condições reais da classificação de sábado e da corrida de domingo — está programada para 10h (de Brasília), já ao anoitecer de Abu Dhabi. Nela, todos os titulares, incluindo Piastri, estarão na pista. O GP de Abu Dhabi ocorre neste domingo, às 10h.