Jornal critica Fórmula 1 por não correr na chuva, mas Sainz é forte em defesa: 'Pilotos perderam a vida aqui em condições similares'

play
'Gabriel Bortoleto impecável': Felipe Motta o GP da Bélgica na Fórmula 1 com destaque para o brasileiro (1:29)

O Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, vencido por Oscar Piastri, da McLaren, neste domingo (27), teve a largada atrasada em uma hora e vinte minutos por conta de uma forte chuva no Circuito de Spa-Francorchamps.

O jornal espanhol Marca classificou a situação como "a maior bobagem". "A F1 tem tudo e merece tudo. Mas não corre na chuva. Como se queimasse, como se assustasse mais do que o devido. Quando cai a chuva, a categoria passa a ser um espetáculo desprezível", escreveu a publicação.

"[A chuva] Atrasou a largada e tocou em um grande problema da Fórmula 1, que tratamos como se fosse um elefante na sala. Por que não se pode correr na chuva? E com chuva forte? Sejamos claros: Spa é perigoso e, infelizmente, os precedentes não são bons. Mas essas considerações precisam ser levadas em conta e implementadas com antecedência, considerando todos esses fatores. Mas a chuva é um problema, e nada muda. Bandeiras vermelhas, voltas atrás do safety car, e todos sentem que perderam tempo", seguiu.

"A sensação geral é que a F1 não existe na chuva. [...] Há de ser seguro, obviamente. Mas também temos de permitir corridas na chuva, ou grande parte do automobilismo será perdida. É um absurdo continuar assim. O maior absurdo em torno da Fórmula 1", concluiu.

O espanhol Carlos Sainz, da Williams, que terminou na 18ª posição e é diretor da associação de pilotos, defendeu a decisão de adiar a largada. Nos últimos anos, dois acidentes fatais marcaram o circuito da Bélgica: Anthoine Hubert, da F2, em 2019, e Dilano Van't Hoff, da Fórmula Regional Europeia, em 2023.

"Tem de analisar cada caso em função do circuito. Em Spa, o diretor da corrida já nos disse que seria extremamente seguro. Sendo Spa, com a história negativa que tem esse circuito com pilotos jovens que infelizmente perderam suas vidas lá em circustâncias semelhantes, nós, como pilotos, concordamos. Dado o histórico ruim aqui, é melhor ser excessivamente cauteloso do que errar por excesso de risco. Em qualquer outro circuito, talvez pudéssemos ter começado um pouco mais cedo", disse, ao As.

Veja a classificação final do GP da Bélgica de Fórmula 1:

  1. OSCAR PIASTRI (McLaren)

  2. LANDO NORRIS (McLaren)

  3. CHARLES LECLERC (Ferrari)

  4. MAX VERSTAPPEN (RBR)

  5. GEORGE RUSSELL (Mercedes)

  6. ALEXANDER ALBON (Williams)

  7. LEWIS HAMILTON (Ferrari)

  8. LIAM LAWSON (RB)

  9. GABRIEL BORTOLETO (Sauber)

  10. PIERRE GASLY (Alpine)

  11. Oliver Bearman (Haas)

  12. Yuki Tsunoda (Red Bull)

  13. Nico Hulkenberg (Sauber)

  14. Lance Stroll (Aston Martin)

  15. Esteban Ocon (Haas)

  16. Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)

  17. Fernando Alonso (Aston Martin)

  18. Carlos Sainz (Williams)

  19. Franco Colapinto (Alpine)

  20. Isack Hadjar (Racing Bulls)