<
>

Max Verstappen é tricampeão da Fórmula 1 após abandono de Pérez

Max Verstappen é tricampeão da Fórmula 1 Clive Rose/Getty Images

É campeão! Na tarde deste sábado (7), Max Verstappen conquistou o título da Fórmula 1 de 2023. Após terminar a corrida sprint do GP do Qatar em segundo, ele faturou o tricampeonato da modalidade.

Antes mesmo do final da prova ele já havia garantido o título. Com o abandono de Sergio Pérez, seu parceiro na Red Bull, após acidente com Esteban Ocon, o holandês não poderia mais ser alcançado no campeonato.

O holandês entrou no final de semana com 400 pontos, com 13 vitórias em 16 corridas disputadas. Segundo colocado, Pérez somava 223 pontos. Assim, Verstappen precisava apenas de três pontos para ser campeão. Com o acidente do mexicano, não foi necessário.

É o terceiro título consecutivo do piloto. Após vitória emocionante em 2021, o holandês dominou em 2022 e repetiu a dose nesta temporada. Com o carro da Red Bull, ele ‘sobrou’ no circuito mundial mais uma vez, sendo campeão com ainda cinco corridas por fazer.

Oscar Piastri vence a corrida

O vencedor da prova foi Oscar Piastri (Mclaren). Max Verstappen (Red Bull) e Lando Norris (McLaren) fecharam o pódio.

Após a batida de Lawson (Alpha Tauri) na primeira volta, o Safety Car foi acionado. Na largada, Norris largou mal e caiu da segunda para a sexta posição, enquanto seu companheiro, Pilastri conseguiu manter a liderança. Russel (Mercedes), Carlos Sainz (Ferrari), Charles Leclerc (Ferrari) e Verstappen fechavam o top cinco.

Depois da largada, Russel assumiu a primeira colocação. Com Sargeant (Williams) rodando na pista, o Safety Car foi utilizado pela segunda vez em seis voltas.

Com a retomada da corrida, Verstappen assumiu a terceira colocação. Na volta 11, Piastri retomou a primeira colocação.

No mesmo momento, Sergio Pérez (Red Bull), Occon (Alpine) e Hulkenberg (Haas) bateram e a bandeira amarela foi acionada. Por conta da desistência do companheiro, Verstappen já era tricampeão.

Mesmo com a conquista assegurada, o holandês ultrapassou Russel e assumiu a vice-liderança em outra relargada do Sprint. No final, Norris, em uma prova de recuperação, foi para terceiro.

O Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1 acontece neste domingo, às 14h (de Brasília). Tricampeão Mundial, Max Verstappen foi o mais rápido do treino classificatório desta sexta-feira e vai largar na pole position, seguido da dupla de Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton.