<
>

Fim do Fifa? Quais são os caminhos da EA para renomear o game de futebol

play
Fifa 22: Cristiano Ronaldo passa em branco contra o Manchester City! VEJA a simulação do duelo de CR7 contra Guardiola (2:36)

Craque português é um dos melhores do jogo que será lançado nesta sexta | CLIQUE AQUI e assista ao melhor do futebol AO VIVO pela ESPN no Star+ (2:36)

A Electronic Arts, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (07), estuda uma mudança no nome de sua maior franquia, Fifa. Seria um movimento drástico para economizar US$ 100 milhões por ter o nome da entidade máxima do futebol em seu jogo.

Desde seu surgimento em 1993, Fifa mantém seu nome, com pouquíssimas alterações. Seria um movimento que não é comum para a EA, que conta com diversas franquias de simuladores esportivas sob sua responsabilidade.

O game original de 1993 foi batizado Fifa International Soccer. Na sequência, o jogo manteve o Soccer, mas passou a ter o ano da temporada, como Fifa Soccer 95. Fifa 97 foi o primeiro nos moldes atuais, até que em 2002, o nome ganhou “Football”. Fifa 06 retomou o padrão que mais foi usado ao longo dos anos e que se mantém hoje, em Fifa 22.

QUAL SERIA O PRÓXIMO NOME DE FIFA

Como seria o processo para mudar o nome de uma franquia tão sólida como Fifa? Football já está na concorrência com o game da Konami. Já Soccer é um termo bastante específico para os norte-americano, que reservam football para outro esporte, o futebol americano.

Goals está previsto para ser o nome de uma nova franquia, que ainda não possui data de lançamento. Outra franquia que aparece como mais uma opção para os jogadores, UFL, também uma incógnita, que apelou para uma sigla em seu nome.

Sem “gol” disponível, os termos mais usados no futebol ficam bastante limitados. Em uma entrevista especial com Stephanie “Teca” Santos, pro player da Astralis, um nome sugerido pelo jogadora faz bastante sentido: Ultimate Team. Nome do modo mais popular de Fifa, Ultimate Team é um nome famoso, mesmo que não possua um termo facilmente correspondente ao esporte.

OUTRAS FRANQUIAS

Em outros casos, a EA tenta manter um padrão como em Fifa. NHL, por exemplo, é o jogo da principal liga de hóquei do mundo. O mesmo acontece com UFC, a marca mais famosa das artes marciais mistas, e a recém adquirida F1. Em todos os casos, o nome mais forte está com a empresa.

No basquete, quando tinha uma franquia, a EA compartilhava “NBA” com a 2K. Enquanto a EA tinha NBA Live, a 2K colocou seu nome na franquia (NBA 2K) se aproveitando de um trocadilho no qual o “K” tem o sentido de “milhar”. Fora do círculo da EA está o beisebol, com seu MLB The Show.

MADDEN NFL

A EA poderia apelar para grandes marcas do futebol, assim com ela própria fez em 1988, quando batizou seu jogo de futebol americano com o nome de uma das maiores franquia do esporte da bola oval, Madden.

John Earl Madden, nascido em Austin, EUA, em 10 de abril, foi jogador, treinador e comentarista de futebol americano por varias décadas. Foi escolhido pelo Philadelphia Eagles no draft de 1958, mas uma lesão impediu que jogasse pela equipe. Após se tornar treinador, conquistou o primeiro Super Bowl do Oakland Raiders (hoje Las Vegas Raiders), ao vencer o Minnesota Vikings na no SB XI. Após se aposentar, virou um dos maiores comentaristas da TV dos EUA, com uma carreira que foi de 1979 a 2008.

Querido pelo público do esporte, Madden se emprestou seu nome e rosto para a franquia que estava nascendo. Com o nome de Madden e da liga, NFL, a franquia mantém seu nome até hoje.

Madden seria um modelo a ser seguido? Quais atletas ou nomes do futebol poderiam batizar o novo game. Talvez o nome do maior de todos, Pelé, poderia ser um nome unânime entre os fãs do esporte. Quem sabe o investimento em um jogador ativo no cenário, como Ronaldo, também poderia uma saída. Pelé Football? Ronaldo Soccer? Quem sabe uma pesquisa com a comunidade não renda um jogador que uma todas as tribos?