<
>

Tudo sobre eFootball 2022: Novo formato, modos de jogo, clubes parceiros e muitos mais

Lionel Messi, embaixador de eFootball 2022 Divulgação/Konami

Em 15 de julho de 2020, a Konami anunciou que “pularia” a temporada 2021 de eFootball PES para que seu game de 2022 fosse “feito do zero”. De lá para cá, a empresa japonesa mudou o nome da franquia (mais de uma vez), anunciou mudanças profundas para bater de frente com a concorrência (principalmente Fifa ), para que sua franquia de futebol volte aos tempos de glória.

Surgiu então eFootball 2022, com o objetivo claro de se tornar mais uma vez um nome forte entre os jogadores, com um nova engine, parceiros de respeito e o objetivo de expandir sua base de fãs, sem deixar sua essência para trás. Vamos reunir tudo o que foi falado do próximo game da Konami, na contagem regressiva para seu lançamento em 30 de setembro.

PLATAFORMAS E DATA DE LANÇAMENTO

O game será lançado em 30 de setembro para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC, seguido por versões futuras para dispositivos móveis iOS e Android.

TRAJETÓRIA

Para encarar a nova temporada, enfrentar seu maior rival, Fifa 22, e se preparar para um provável aumento da concorrência com UFL, eFootball vem se preparando para uma nova era.

Quando anunciou a produção de eFootball 2022, a Konami disse que deixaria a tecnologia FOX Engine para trás e adotaria o Unreal Engine como base de desenvolvimento do game – e que acabou se concretizando.

Em 24 de junho, a Konami disponibilizou o “New Football Game Online Performance Test”, uma espécie de demonstração do que se tornaria eFootball. A primeira amostra, disponível para PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X|S até 08 de julho, continha as equipes do Manchester United, Bayern de Munique, Juventus e Barcelona.

Em 21 julho, a Konami confirmou o novo nome do game, eFootball, que ganharia o “2022” no nome para celebrar a primeira temporada no novo formato.

NOVO FORMATO

Em eFootball 2022, a Konami deixa de lado a prática da venda anual de simuladores de esportes, algo cada vez mais indefensável, para adotar um formato “free to play”. O game será gratuito para quem quiser jogá-lo, seja qual for a plataforma. A empresa japonesa atualizará com conteúdo gratuito ao longo da temporada, como modos de jogo e licenças. Ao mesmo tempo, eFootball terá seu lado “comercial”.

Assim como Fortnite e Free Fire, além da maiores dos games para dispositivos móveis, eFootball terá a comercialização de itens e conteúdo de forma paga. Para esse conteúdo diferenciado, o jogador terá que desembolsar seu dinheiro para ter acesso. Ao mesmo tempo, o jogador que não gasta perde este conteúdo, mas sua experiência como um todo não é afetada.

A Konami busca uma forma de expandir sua base de jogadores e aumentar sua participação no mercado, dominado por Fifa. Uma vez que a comunidade seja maior, mais gente gastará para ter um algo mais quando jogar suas partidas de futebol. Outro ponto interessante é que eFootball não terá cópias físicas, sendo distribuído apenas de forma virtual.

LICENÇAS

Ao perder licenças ao longo dos últimos anos, a Konami se voltou para parcerias com grandes nomes e marcas do futebol mundial. Para eFootball 2022, por exemplo, Lionel Messi e Neymar, anunciado em 20 de julho, são dois de seus embaixadores. Os craque tem a função de divulgar a franquia em eventos, peças publicitárias e em redes sociais.

Por falar no argentino, a ida de Messi do Barcelona para o Paris Saint-Germain não deve ser um problema para a Konami, pois mesmo separados, a empresa segue parceira do time catalão e do argentino.

Dentre as grandes licenças que mantém na franquia, a Konami conta com 9 clubes parceiros nesta temporada, além de 600 times licenciados em seu lançamento:

A Konami, em parceria com a Major League Soccer Players Association, ou MLSPA, anunciou em 23 de agosto que eFootball terá licença de uso dos atletas que atuam na Major League Soccer (MLS), principal campeonato de futebol dos Estados Unidos (e que conta com equipes do Canadá).

JOGABILIDADE

O jogo deve ter mais elementos de controle de bola, permitindo ações que possam gerar resultados práticos, como pequenas mudanças de direção que preparam o momento para um drible.

O duelo será um dos focos, pois é algo que se repete várias vezes em uma partida, principalmente entre atacantes e zagueiros. A favor do ataque, o duelo é um momento importante para quebrar uma defesa bem postada. O jogador terá um maior leque de dribles e fintas de corpo. Para os defensores, haverá um maior uso da pressão para atrapalhar o adversário, levando vantagem por seu porte físico e sendo uma resposta aos dribles.

Até a câmera de jogo dará destaque ao 1x1: quando houver um embate, a câmera dará um foco automático para destacar os dois participantes da jogada.

Disponível em uma futura atualização, o sistema de “sharp kick” trará novas animações e um novo método para execução de lançamentos, cruzamentos e arremates ao gol. A jogada fará com que esses movimentos sejam mais preciso, mas vão requer espaço e tempo para serem executados.

MODOS DE JOGO

Mesmo alterado, eFootball 2022 terá os seus modos clássicos a disposição do jogador, como partidas avulsas, multiplayer, myClub e Master League, dentre outras. Com o novo formato, eles devem ser divididso em opções presentes desde o lançamento do jogo, presentes em futuras atualizações e ofertadas via microtransações.