<
>

"Encantados com o Brasil", Riot fala sobre o beta de VALORANT e novidades do lançamento global

Desenvolvedores ficaram animados com a comunidade brasileira Arte por Getobz (@getobz)

Adeus beta. Olá, lançamento oficial.

A Riot Games anunciou na última quinta-feira (21) que VALORANT será lançado gratuitamente em 2 de junho de 2020 nas principais regiões, incluindo América do Norte, Coréia do Sul, Europa e Brasil. Após menos de dois meses na fase beta fechada, o jogo tático baseado em personagens será lançado em menos de duas semanas, com servidores abrindo na Oceania, Japão e outros lugares ao redor do mundo que não foram contemplados nos testes fechados. Todas as contas da versão beta serão limpas, os rankings serão redefinidos e todos os jogadores reembolsarão quaisquer Pontos Valorant gastos durante a versão beta e receberão um bônus 20% do valor gasto.

Mas por que tão cedo? Embora o jogo tenha visto uma estreia meteórica em termos de números de streaming e jogadores, ainda há bugs a serem corrigidos, especialmente com um grupo vocal de pessoas que sentem quedas quadros por segundo durante as partidas. No entanto, os principais desenvolvedores da VALORANT, Anna Donlon e Joe Ziegler, decidiram não deixar esses obstáculos atrapalharem que o jogo chegue para um público que clama por isso.

"Estamos continuamente fazendo melhorias", disse Ziegler à ESPN. "Nosso próximo patch também terá aprimoramentos para corrigir alguns desses problemas. E o patch depois desse terá ainda mais aprimoramentos para esse problema. Acho que a pergunta mais importante para nós é se sentimos que vamos conseguir deixar esperando um grupo maior de jogadores para isso. Queremos iniciar o serviço em que possamos começar a atualizar continuamente e deixar os jogadores testarem o jogo e para todas as pessoas que foram excluídas do beta fechado".

A maior surpresa para os desenvolvedores quando o jogo estreou na América do Norte e Europa e entrou no período beta fechado, em 7 de abril, foi a participação de jogadores. Apenas no primeiro dia, o jogo bateu recordes no Twitch, com um total de 34 milhões de horas assistidas. O número de jogadores continuou a crescer quando o Brasil, a América Latina e a Coréia do Sul obtiveram acesso ao jogo, superando amplamente tudo o que os desenvolvedores acreditavam ser possível.

"Temos quase 3 milhões de pessoas jogando diariamente agora", disse Donlon.

Embora todos os países do beta fechado tenham impressionado os desenvolvedores e superado suas expectativas iniciais, a única região que destacou o Donlon foi o Brasil. Quando se trata da cena do esports, VALORANT parecia uma partida feita no céu para um país com uma rica história em jogos de tiro em primeira pessoa e uma reverência pelo principal título da Riot, League of Legends. Até agora, foi isso e muito mais, com o Brasil abraçando o jogo e as organizações no país já criando escalações de esports para o cenário competitivo.

"Acho que estamos muito, muito animados para ver o que está acontecendo no Brasil agora", disse Donlon. "Não quero me surpreender, acho que o Brasil era uma [região] que realmente queríamos. No Brasil, sentimos que a comunidade do FPS é tão forte e ficamos muito empolgados ao ver se eles gostariam do nosso jogo e continuariam envolvidos. O que estamos vendo no Brasil é realmente ótimo. Estou encantado com o que estamos vendo no Brasil."

LANÇAMENTO GLOBAL

Depois que o jogo for lançado em 28 de maio, para ajustes finais e alterações antes do lançamento oficial, não espere ver o mesmo VALORANT quando voltar em 2 de junho. Os desenvolvedores desejam um pipeline consistente de conteúdo para envolver e entusiasmar os fãs e isso tudo começa com o primeiro dia do jogo. Quando os jogadores retornam ao mundo dos agentes ou o baixarem pela primeira vez em 2 de junho, eles receberão um novo agente que só pode ser descrito como "picante", um novo mapa e até um novo modo de jogo.

"Vamos lançar com um segundo modo [de jogo], mas colocaremos uma tag 'beta' nesse modo", disse Donlon. "Isso é porque não passamos nenhum tempo com a comunidade jogando. Então, queremos que pareça um pouco mais como 'E esse modo?' em vez de um comprometimento duro de que este é o segundo modo de jogo do VALORANT. Queremos que os jogadores joguem conosco e nos dê um feedback. Não é [team deathmatch], só quero esclarecer isso. "

Embora Donlon e Ziegler não descartem o modo deathmatch no futuro, com o modo beta chegando, os desenvolvedores queriam experimentar algo que permitisse aos jogadores respirar ou relaxar após uma maratona de horas. Além do modo que eles estão testando, a equipe de desenvolvimento do VALORANT deseja continuar adicionando e testando modos de jogo com jogadores semelhantes ao League of Legends, vendo quais se mantêm com a comunidade e quais modos não fazem sentido manter como parte entrincheirada do jogo.

Em termos de novo mapa no dia do lançamento, embora os desenvolvedores não falem muito sobre o que o diferencia de seus três antecessores, eles confirmaram que ele é realmente o mais antigo de todos os mapas que foram desenvolvidos para VALORANT. O mapa, ainda sem nome, é mostrado no trailer que anuncia a data oficial de lançamento e que tem a presença de Phoenix e Jett.

O elenco de agentes, mapas e modos de jogo não são a única coisa que muda. Quando o jogo voltar no dia do lançamento, a loja de cosméticos estará repleta com coisas para personalizar os agentes. Todas as compras feitas na versão beta serão reembolsadas nas contas dos jogadores, juntamente com um bônus de 20% de pontos Radiant para gastar em cosméticos.

"Esta é uma opinião subjetiva e talvez uma opinião tendenciosa, mas acho que o material que vamos lançar do lado cosmético nas primeiras semanas do lançamento é significativamente mais legal do que já vimos", disse Ziegler. "Mas você verá algumas dessas skins [do beta] voltarem".

Em meio a uma pandemia e a menos de dois meses de seu início beta fechado, a data oficial de lançamento pode parecer ambiciosa. 2 de junho, no entanto, sempre foi o plano da equipe de desenvolvimento desde que o jogo foi anunciado oficialmente. A equipe do VALORANT, com mais de 100 desenvolvedores, está pronta para deixar o mundo inteiro testar seu jogo e mostrar flexibilidade ao enfrentar obstáculos como queda de quadros, códigos de erro e mau funcionamento do servidor.

O slogan da VALORANT é "Desafie os limites". A equipe de desenvolvimento tentará fazer exatamente isso quando o jogo for lançado gratuitamente para o mundo em menos de duas semanas.