<
>

De mudanças à cancelamentos, veja impacto da pandemia de coronavírus nos esports

Coronavírus impôs restrições de viagens e cancelamento de eventos esportivos na China Reprodução

Nos esportes eletrônicos, o vírus afetou por completo o calendário de vários cenários competitivos e das mais diferentes modalidades. A primeira fase da ESL Pro League de Counter-Strike: Global Offensive precisou ser alterada para ser disputada totalmente online.

O MSI de LoL precisou ser adiado em um mês. Até mesmo os eventos da WESG, torneio internacional de diversos esports, foram suspensos por conta da epidemia.

O ESPN Esports Brasil listou as consequências da disseminação do coronavírus nas principais modalidades de esportes eletrônicos espalhadas pelo mundo. Confira:

RAINBOW SIX SIEGE

*ATUALIZAÇÃO, 17 de março: as finais presenciais da Pro League, que seriam disputadas em 16 e 17 de maio na cidade de São Paulo, foram canceladas. A etapa regional foi mantida e seguirá online. Veja mais aqui.

LEAGUE OF LEGENDS

Antes só na região asiática, agora todo o cenário de League of Legends foi afetado de diversas formas pela epidemia. A principal mudança no calendário se deu pelo Mid-Season Invitational 2020 (MSI), que precisou ser adiado de maio para julho, entre os dias 3 e 19.

A competição, porém, ainda não teve lugar anunciado. A decisão impactou até mesmo as datas do segundo split do CBLoL 2020, como você pode ver aqui.

A LoL Pro League, liga chinesa do jogo, teve suas rodadas adiadas por tempo indeterminado após a pausa do Ano Novo Chinês. De acordo com a comunicação oficial da organização, o adiamento foi decidido para garantir a saúde e a segurança dos jogadores e torcedores.

A Pacific Championship Series (PCS), nova liga do sudeste asiático, teve seu início adiado também por tempo indeterminado por precauções com relação à segurança dos jogadores e equipes, assim como pelas consequências das restrições de viagens internacionais impostas pela China.

Já a LCK, torneio da Coreia do Sul, não teve suas atividades adiadas ou suspensas até o momento, mas suspendeu a entrada de plateia e de jornalistas no LoL Park, estúdio da liga, também por tempo indeterminado.

*ATUALIZAÇÃO, 13 de março: A organização da League of Legends European Championship (LEC) 2020, liga europeia de LoL, confirmou a suspensão do primeiro split do torneio em meio a transmissão do evento e também via nota oficial. Veja mais aqui.

*ATUALIZAÇÃO, 13 de março: após contato do ESPN Esports Brasil via e-mail, a Riot Games informou que “está tomando todas as medidas necessárias e reforçando a funcionários, parceiros e jogadores sobre a importância de continuar seguindo as diretrizes de prevenção do COVID-19” para sustentar as finais presenciais do CBLoL, previstas a partir de 25 de abril, quando começa a primeira semifinal. A grande decisão está marcada para 2 de maio.

*ATUALIZAÇÃO, 16 de março: a Riot Games anunciou oficialmente o adiamento do CBLoL em 15 dias pelo menos. Para mais informações, basta acessar aqui.

*ATUALIZAÇÃO, 17 de março: após uma semana de suspensão, a Riot anunciou que a League of Legends Championship Series (LCS) e a League of Legends European Championship (LEC), torneios de LoL da América do Norte e da Europa, retornarão nesta semana. As operações serão remotas. Veja mais clicando aqui.

CSGO

A ESL anunciou nesta quarta-feira (11) que a primeira etapa da Pro League de CSGO da 11ª temporada será disputada inteiramente online. A decisão se deu depois que Malta, um dos países sedes, determinou pelo fechamento das fronteiras por conta do surto de coronavírus.

Até segunda ordem, a fase final da Pro League será disputada presencialmente, mas sem contar com a torcida - assim como a Intel Extreme Masters Katowice 2020 havia sido submetida

*ATUALIZAÇÃO, 13 de março: após determinação da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, o Major de CSGO pode ser afetado. Veja mais aqui.

*ATUALIZAÇÃO, 16 de março: a BBL determinou a suspensão do CLUTCH em 15 dias até segunda ordem. Para mais informações, basta clicar aqui.

*ATUALIZAÇÃO, 16 de março: o Campeonato Brasileiro de Counter-Strike (CBCS) também suspendeu as operações. O comunicado oficial, porém, não comentou sobre previsão de retorno. A decisão será tomada quando “for seguro para todos”.

WESG

Uma das principais competições de esports do mundo, a WESG teve suas seletivas oficialmente suspensas em 29 de fevereiro - assim como a final latino-americana do torneio, que ocorreria no Rio de Janeiro no dia 15 de fevereiro e foi “suspensa temporariamente”. O torneio previa competições de DotA 2, PES 2020, Starcraft II e CSGO.

A medida, de acordo com a organização da WESG LATAM, tem a ver com a decisão do governo chinês de “proibir a realização de qualquer evento esportivo e de entretenimento até o mês de maio, devido ao surto de coronavírus”.

A seletiva da Ásia-Pacífico já havia sido suspensa no dia 23 de fevereiro em tentativa de “limitar as viagens internacionais para controlar a propagação do vírus”.

FREE FIRE

Primeira etapa classificatória para o mundial da categoria, a Free Fire Champions Cup 2020 (FFCC) foi adiada em função do surto de coronavírus que a Indonésia, país-sede da competição, vem lidando. Segundo nota oficial publicada pela Garena no dia 6 de maio, não há uma data definida para a estreia ainda.

Já a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) não foi impactada até o momento, com as finais previstas para o próximo domingo (15), às 13h, no horário de Brasília (BRT).

A Free Fire World Series, que ocorrerá mais uma vez em território tupiniquim, também não teve data alterada por conta do coronavírus.

OVERWATCH LEAGUE

A organização da Overwatch League anunciou também nesta quarta-feira (11) que as atividades previstas até então para março e abril foram adiadas. Anteriormente, as rodadas que seriam disputadas na China haviam sido suspensas. O campeonato já está na quinta semana de confrontos.

HEARTHSTONE

A Masters Tour Los Angeles, que será disputada entre 20 e 22 de março, não será mais presencial. Com mais de 300 jogadores classificados de mais de 40 países diferentes, o mundialito vai acontecer totalmente online. O anúncio se deu pela própria Blizzard na última sexta-feira (6).

STREET FIGHTER

Também nesta quarta-feira (11), a Capcom anunciou o cancelamento de quatro competições, além do adiamento de outros dois do circuito da Capcom Pro Tour (CPT) 2020. As edições Bruxelas, Normal Regions, April Annihilation e Taipei Major foram removidas do calendário.

Enquanto isso, o Fighter’s Spirit e o The MIXUP acabaram sendo adiados de 11 e 12 de julho para 18 e 29 de julho, respectivamente.

CORONAVÍRUS

O novo tipo de coronavírus foi registrado pela primeira vez em 31 de dezembro de 2019, em Wuhan, na China. Ele se manifesta por sintomas como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar, com pneumonia e insuficiência renal em alguns casos.

A pandemia já foi confirmada em 110 países e em todos os continentes, exceto a Antártida. O vírus infectou mais de 113,7 mil pessoas, sendo que cerca de 4 mil foram à óbito.