<
>

Conhece Sabrão e Fredditinho? Veja os ratings dos atletas brasileiros que estarão na Libertadores de Fifa 20

play
As curiosidades e o imbróglio dos direitos de imagem da Libertadores no Fifa 20 (0:36)

Competição sul-americana chega no dia 3 de março ao game (0:36)

A Libertadores da América chegará ao Fifa 20 no próximo dia 3 de março juntamente com a Copa Sul-Americana e a Recopa Sul-Americana, conteúdos para os modos Ultimate Team e Carreira, além de estádios, times e uma identidade visual como a vista nos jogos televisionados.

A novidade engloba também diversos jogadores que atuam no continente sul-americano, mas os clubes brasileiros sofrem com um mal antigo: a falta de licença.

O resultado são elencos com jogadores de nome e visual genéricos.

Exemplos: Wellington Sabrão é o lateral-direito do Flamengo, posição que é de Rafinha - Oswaldinato é o centroavante, logo, seria Gabriel Barbosa, o 'Gabigol.

Felipe Melo, zagueiro no Palmeiras comandado por Vanderlei Luxemburgo, pode ser Abranjes ou Costinho, e Fredditinho seria Willian 'Bigode'.

No São Paulo, o goleiro, que na vida real trata-se de Tiago Volpi, é Sanctos, e o lateral-direito chama-se Calado - fora dos games, o espanol Juanfran é o dono da posição.

As agremiações que fazem parte da Liga do Brasil - e estão desde o lançamento de Fifa 20 - já sofriam desse mal. Agora, com a chegada de outros times, o problema se mantém.

Abaixo, você verá como ficaram os titulares de alguns dos principais novos clubes, os que chegam junto com a expansão de Fifa 20.

Lembrando que Rubro-Negro equivale ao Flamengo, Verdão ao Palmeiras e Tricolor Paulista ao São Paulo e que estes ratings, abaixo, são da versão testada pela reportagem em um evento promovido pela EA Sports em Buenos Aires, na Argentina, em 19 de fevereiro - o Corinthians não estava disponível na mesma, mas estará no jogo.

Observação: caso as tabelas não apareçam em seu celular, use a opção "ver site para computador" em seu navegador.

OS MOTIVOS

EA Sports, CBF e jogadores profissionais de futebol vêm lutando ao longo dos anos sem chegarem a um acordo.

O futebol brasileiro não possui uma unidade ou alguém que o represente, fazendo com que qualquer negociação comercial seja independente entre as partes. Na Inglaterra, por exemplo, a EA fecha com a Premier League e tem direito total de usar seu direito de imagem (estádio, times e clubes). Aqui, não há esse tipo de unidade.

Acordos parciais e processos na Justiça por uso indevido de imagem são mais comuns no Brasil.

Atualmente, os acordos firmados permitem apenas que Konami e Pro Evolution Soccer possam contar com o Brasileirão e cinco times de forma, até então, exclusiva: Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Flamengo e Vasco. No PES 2020, todos os times da primeira e segunda divisões aparecem devidamente licenciados.

Na época do lançamento, em setembro de 2019, Fifa 20 tinha direito de usar os outros 15 clubes da Série A do Brasileiro, com elencos genéricos.

Com a chegada da Libertadores, o game da EA passa a contar com os cinco clubes, mas com os elencos genéricos: Palmeiras, São Paulo, Corinthians (que não estava presente na versão testada na capital argentina) e Flamengo via Libertadores, e o Vasco por meio da Sul-Americana.

A Libertadores é uma expansão gratuita para Fifa 20 e estará disponível a partir de 3 de março para PlayStation 4, Xbox One e PC.