<
>

Epidemia de coronavírus adia retorno da LPL após comemorações do Ano Novo chinês

Retorno da LPL pós-feriado foi adiado por conta do coronavírus Riot Games

Pausada por conta das comemorações referentes ao Ano Novo Lunar, a liga profissional chinesa (LPL) tinha retorno marcado para o dia 5 de fevereiro. Mas isso não vai mais acontecer. Por conta da epidemia de coronavírus que atinge a China, os responsáveis pela competição decidiram adiar a volta da LPL por tempo indeterminado.

Oficializado na noite deste sábado (25), o adiamento já vinha sendo cogitado por grande parte da comunidade, principalmente depois que o treinador do Edward Gaming (EDG) revelou em uma stream que corria o risco de desfalcar a equipe na segunda rodada por estar passando o feriado em Wuhan, cidade que vem sendo considerada como o "epicentro" da epidemia.

"Decidimos adiar a segunda rodada da LPL até garantirmos segurança e a saúde dos jogadores e torcedores", comunicou os responsáveis pela liga no perfil ocidental da LPL no Twitter. De acordo com o narrador Clement Chu, "vários atletas estão em áreas que as viagens estão restritas". A data do retorno da competição, contudo, não foi divulgada.

O Ano Novo Lunar, também chamado de Ano Novo chinês, refere-se a virada de ano para diversas nações do Oriente, que seguem o calendário chinês. Trata-se também da festividade mais importante do calendário asiático e tem duração de 15 dias. Contudo, por conta do coronavírus as comemorações estão sendo canceladas em várias cidades da China.

Os primeiros casos de coronavírus começaram a sair na mídia ainda em 2019 em Wuhan, cidade com população que já ultrapassa 11 milhões de pessoas. A agência de notícias Reuters informou, ainda o sábado, que 1.975 casos da doença foram confirmados, com 56 vítimas fatais.

Pelo mundo, Arábia Saudita (1), Austrália (4), Canadá (1), Coreia do Sul (3), EUA (3), França (3), Hong Kong (6), Japão (3), Macau (5), Malásia (4), Nepal (1), Singapura (4), Tailândia (5) e Taiwan (3) são os países que já diagnosticaram infecção causada pelo coronavírus.

A LPL é a segunda competição de esporte eletrônico que sofre com a epidemia. Na quarta-feira (22), o comitê organizador do World Electronic Sports Games (WESG) decidiu cancelar a fase final da seletiva destinada ao Ásia-Pacífico para o torneio de Counter-Strike: Global Offensive por conta da proliferação do vírus