<
>

LoL: Doinb é o primeiro estrangeiro a se qualificar como jogador residente da liga chinesa

Doinb durante o All-Star de League of Legends 2019. Colin Young-Wolff/Riot Games

Campeão da LoL Pro League. Campeão mundial de League of Legends. Marido da Umi. Kim "Doinb" Tae-sang agora pode adicionar “residente da LPL” à sua crescente lista de títulos que ele publicou como brincadeira ao longo do ano no Weibo e no Twitter.

Nesta quinta-feira (12), o mid laner da FunPlus Phoenix, que nasceu na Coreia do Sul, se tornou o primeiro jogador estrangeiro a se qualificar para residência na LPL, a liga chinesa. A FunPlus Phoenix também anunciou no Weibo que Doinb permanecerá na equipe para a temporada de 2020. A liga profissional da China possui as regras mais rígidas do competitivo de League of Legends em relação à residência como jogador estrangeiro.

Para se qualificar como um residente não chinês da LPL, o jogador deve permanecer na China por quatro anos (48 meses nos últimos 72 meses). Qualquer dias fora do país não contam para o total de quatro anos. Isso significa que um jogador sul-coreano que está tentando se qualificar para a residência na LPL não pode visitar sua família na Coréia do Sul sem perder esses dias em busca de sua qualificação. Após 1 de agosto de 2016, todo jogador que vai para a LPL precisa de um “green card” chinês.

Doinb foi à China em 2015 como membro do Qiao Gu, uma equipe da liga secundária do país. A equipe subiu para a LPL após seu primeiro ano. Desde então, Doinb jogou pela Newbee Young, JD Gaming, Rogue Warriors e a atual campeã mundial, FunPlus Phoenix.

"Antes de vir para a China, eu estava realmente preocupado com a comida e a moradia, porque eu morava em casa. Eu costumava comer sempre que queria e fazer stream sempre que queria, mas quando vi como seria na China, eu fiquei tipo, 'Sim, isso vai me agradar muito'", disse Doinb no mundial.

Doinb acrescentou que, em vez de visitar sua família na Coreia do Sul, eles o visitaram durante esses anos na China. Ele também pôde vê-los em seu país natal no torneio Rift Rivals deste ano, realizado na Arena Jangchung, em Seul.

* Matéria originalmente publicada em inglês no ESPN Esports.