Na Europa desde o início do mês, a Detona inicia nesta terça-feira (18) aquele que é o principal compromisso da equipe no Velho Continente: a fase final da nona temporada da ESL Pro League (EPL). Mas antes do torneio que será disputado na França, o time brasileiro fez uma breve parada na Suécia, onde estreou internacionalmente nas finais do Esportal Global.
Campeã da seletiva brasileira, a Detona foi para Estocolmo com a sensação dada pela torcida de que poderia retornar com o título. Mas o resultado não veio, com a equipe terminando a competição na terceira colocação após fechar a Fase de Classificação com três vitórias e três derrotas.
O capitão da Detona aponta em entrevista ao ESPN Esports Brasil que “o desempenho foi abaixo do que estamos acostumados, porém abriu nossos olhos para aumentar o foco nos treinos e dedicação”. Tiburci0 fala ainda que as equipes que enfrentou no Esportal “eram mais fortes do que a maioria imaginava. Se errar, leva rounds”.
Para v$m, a Detona “demorou para entrar nas partidas”. O jogador fala ainda sobre o cansaço da viagem para a Suécia. “Pegamos o ritmo e foi encaixando aos poucos, mas já não dependia mais somente de nós”, lamenta o jogador, que aproveita pra falar que jogar longe de casa “foi diferente porque o estilo de jogo daqui de fora não é igual ao que estamos acostumados no Brasil”.
“Não foi difícil, mas não estávamos em um dia bom. Faltou concentração porque eu tive problemas primeiro no monitor e depois no computador. Tive que trocar três vezes de PC, o que tirou um pouco do ritmo de jogo”, finaliza
A Detona aproveitou o período entre as finais do Esportal e da EPL para realizar um bootcamp em solo europeu. O capitão da equipe fala que esse período servirá “para arrumar os maiores erros e melhorar a comunicação presencialmente”. Tiburci0 diz ainda que “é muito bom ter essa oportunidade para treinar com os melhores do mundo”.
V$m complementa o companheiro dizendo que o bootcamp “vai ser muito bom porque vamos ficar um pouco acostumados com o ritmo de jogo deles e aqui vamos treinar contra os melhores”.
Sobre o estilo de jogo que a equipe está se deparando nesse período na Europa, v$m fala que a diferença do que é visto no Brasil é que “aqui eles jogam mais taticamente, jogam de maneira muito inteligente”. Já tiburci0 aponta que os “costumes são diferentes”: “a maior diferença é a maneira de usar o tempo dos rounds e ‘picks’ que estamos acostumados, o que nos prepara para outras situações”.
EXPECTATIVAS PARA EPL
A EPL será a primeira competição a nível mundial que a Detona disputará no Counter-Strike. Com os pés no chão, tiburci0 e v$m falam que o objetivo do time no torneio é “jogar bem” e “adquirir experiência”. O capitão fala que “não queremos ficar criando expectativas, apenas jogar como time de alto nível e provar que estamos aqui por um motivo”.
Mas v$m deixa claro que a Detona vai “jogar para ganhar e espero que a torcida torça por nós independente do resultado”. Sobre os times que gostaria de enfrentar no torneio, o jogador revela o desejo de enfrentar Astralis e Team Liquid “por serem os dois melhores times do mundo atualmente”.
Além da Detona, MIBR e Luminosity são as outras equipes que vão representar o Brasil nas finais da EPL. Para v$m, as chances do País terminar a competição comemorando o título “são muito altas” porque “as equipes brasileiras que estão jogando o campeonato são muito boas”.
Diferente do companheiro, tiburci0 contém a euforia: “Acho que o Brasil tem chance como qualquer outro. Não vejo favoritos absolutos em nenhum campeonato, vendo o cenário atualmente revezando títulos de alto nível”.
