<
>

Jogamos | Com nova atualização, eFootball busca um recomeço digno

play
Chelsea x Real Madrid: Modric marcou, e time espanhol conseguiu vitória heroica no videogame; VEJA (2:00)

Times fazem o 1º jogo das quartas de final da Champions League nesta quarta-feira (6), às 16h (2:00)

Atualização v1.0.0 de eFootball traz melhorias gráficas, correção de bugs, mudanças na gameplay com duas novas funções e chegada do Dream Team; A ESPN Esports Brasil entrevistou Robbye Ron, gerente da marca eFootball.


A tão aguardada atualização v1.0.0 de eFootball, chega aos consoles e PC a partir de 14 de abril. A novidade crava a nova fase da franquia de Pro Evolution Soccer, reformulada por completo em setembro de 2021, após um lançamento muito abaixo do que se era esperado para o título que chegaria para bater de frente com a franquia pioneira da EA: FIFA. Mas o que podemos esperar?

O lançamento de eFootball mostrou a limitação de conteúdo e diversos problemas técnicos. No primeiro momento, foi mostrado um retrocesso gigantesco para a franquia.

Assim como aconteceu em Cyberpunk 2077 e No Man’s Sky alguns anos atrás, o lançamento de eFootball veio acompanhado de bugs, falhas técnicas e devendo conteúdos: velocidade aumentada, jogadores com “freio de mão” puxado, lentidão nas reações em campo e outros.

Não demorou para a comunidade reagir negativamente nas redes sociais. Fãs e amantes de simuladores de futebol criticaram duramente o nível técnico do jogo, comparando-o com um produto em fase Beta.

Memes e montagens surgiram nas redes sociais mostrando bugs que estão ocorrendo nas partidas, além de chamar a atenção para problemas visuais.

PEDIDO DE DESCULPAS

Depois de um lançamento mal sucedido do tão esperado eFootball 2022, título que prometia ser uma ameaça à supremacia criada pela franquia FIFA ao longo dos anos quando o assunto é simulador de futebol, a Konami se manifestou em suas redes sociais sobre a resposta negativa que recebeu dos jogadores.

"Após o lançamento de eFootball 2022, recebemos uma série de feedbacks e pedidos relacionados aos balanceamento do jogo, incluindo a velocidade dos passes e controle defensivo. Gostaríamos também de esclarecer que houve relatos de problemas de experiência com vídeos, expressões faciais, movimentação e o comportamento da bola", disse a empresa na época.

"Pedimos desculpas pelos problemas e queremos garantir a todos que estamos tomando as medidas para corrigir a situação. O jogo terá atualização contínua, a qualidade será aumentada e o conteúdo será adicionado de forma constante. Preparamos uma atualização para Outubro e receberemos a opinião de usuários a partir de questionários. Faremos o possível para satisfazer o máximo possível e esperamos ter o seu suporte para eFootball 2022", finalizou.

A atualização v1.0.0 não trouxe somente diversas melhorias gráficas e correção de bugs ou menus mais rápidos que o comum, mas também a nova função do “Stunning Kick", onde o jogador segura R2/RT (dependendo do console) para passar, chutar ou cruzar a bola no jogo. Temos também o "Pass and Run", que dá ao jogador novas opções de jogadas para buscar o gol.

O Dream Team chega para substituir o My Club, com a mesma premissa do jogador montar o elenco dos sonhos com qualquer jogador que quiser. O jogo fará a opção de usar GP’s para trazer esses jogadores, sem a necessidade de utilizar dinheiro real.

IMPRESSÕES

Minhas considerações sobre o jogo: A nova atualização de eFootball trouxe uma nova “vida” para a franquia, mas a Konami precisa encontrar uma forma de reconquistar os seus fãs. A primeira coisa que notei foi a fluidez que a nova atualização trouxe ao jogo, por meio de suas melhorias gráficas e correção de bugs. A gameplay foi o alvo mais acertado pela empresa, onde mostrou que todos os feedbacks foram ouvidos e podemos ter uma nova esperança para o jogo.

Talvez a maneira que a Konami use a distribuição do Free to Play, seja uma forma de atrair os seus fãs e novos jogadores que sejam fãs de simuladores de futebol. Mas claro, essa tarefa pode ser algo difícil quando olhamos para trás e vemos o lançamento conturbado em setembro de 2021, que acabou manchando a imagem do jogo no mercado.

BATE-PAPO COM UM DOS CHEFÕES

Durante a apresentação das novidades do game, a ESPN Esports Brasil teve a oportunidade de entrevistar Robbye Ron, gerente da marca eFootball. Robbye respondeu algumas perguntas da redação sobre o lançamento conturbado do jogo, o futuro da marca, mercado brasileiro para a Konami e compartilhou um pouco sobre o futuro do eFootball.

1 - Por que o produto lançado em 30 de setembro esteve tão longe da qualidade vista nos últimos jogos da série?

Robbye Ron: Era uma decisão já tomada pela empresa. Eu pensei que era um erro lançar em setembro, mas em nenhum momento ele [eFootball] foi um erro da produção. Focamos em uma nova estratégia para melhorar a jogabilidade, onde no final, o jogo foi aprovado nesta nova atualização e tivemos um resultado melhor.

2 - O que a Konami ainda espera de eFootball 2022?

Robbye Ron: Trocamos a franquia de PES para eFootball, com a ideia de mudar esse modelo de negócios. É um jogo free to play, onde é focado não somente em nossas plataformas, mas em todas. A ideia é trazer novos jogadores para que eles tenham mais opções de gameplay. Quero agradecer a comunidade por dar todo o feedback possível, onde a nossa pesquisa com os jogadores do mundo inteiro resultou no produto final.

3 - Quais os planos para que o próximo game não tenha os mesmos problemas?

Robbye Ron: Em cada atualização focamos em ajustar melhor o jogo. Sempre observamos com carinho a comunidade e vemos o que podemos fazer em cada melhoria.

4 - Como a Konami vê a chegada de novos títulos ao mercado, como UFL e GOALS?

Robbye Ron: Não estávamos preocupados com as outras empresas, nosso foco nos últimos meses era melhorar o eFootball. A preocupação com os outros ficaria após a melhoria necessária no game. Após avaliarmos a situação do nosso jogo, veremos como competir com os demais e voltar ao patamar que estávamos com o PES.

5 - Como o mercado brasileiro está sendo visto pelos olhos da Konami?

Robbye Ron: O mercado brasileiro é o mais importante que temos. São muitas parcerias como o Flamengo, Corinthians, São Paulo, e claro com a CBF por conta do Brasileirão. Neste fim de semana começa o Campeonato Brasileiro e vocês poderão ver a marca do eFootball durante os jogos. Agora com a nova atualização, vamos dar aos jogadores brasileiros o jogo que eles merecem e uma melhor experiência com o nosso game.

6 - O jogo de 2023 será um eFootball ou um novo recomeço para o futebol virtual da Konami?

Robbye Ron: Estamos contentes com o nome da marca atualmente, ela é jovem sendo considerada como um recém nascido para nós. Sabemos que o lançamento foi turbulento, mas tenho bastante confiança neste título.

O eFootball 2022 está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC, seguido por versões futuras para dispositivos móveis iOS e Android.