<
>

Por que Flamengo não ficou com lateral que virou maior venda do América-MG e o que você precisa ver pela ESPN no Star+

Arthur, jogador do Leverkusen Christof Koepsel/Getty Images

Arthur é uma das novidades da temporada no Bayer Leverkusen, que enfrenta o Paderborn nesta sexta-feira (21), às 12h30 (de Brasília), em amistoso de pré-temporada que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+. O lateral, convocado para a seleção brasileira principal após a Copa do Mundo e maior venda da história do América-MG, teve uma passagem pelo Flamengo, mas sem tanto alarde.

Antes de atuar pelo time carioca, porém, Arthur jogou como atacante e virou lateral quando passou pela base do Cruzeiro. Na Toca da Raposa, o defensor disputou vários torneios, mas acabou dispensado no final de 2017. Pouco tempo depois, foi contratado pelo América-MG para atuar no sub-15.

"Arthur foi dispensado do Cruzeiro porque seu treinador acreditava que ele não tinha condições de seguir atuando no Cruzeiro. Porque não conseguiu estimar qual era o potencial dele", disse Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports Brazil, à época, TFM Agency, ao ESPN.com.br.

Com o destaque na equipe mineira, o lateral assinou o primeiro contrato profissional e foi cedido ao Flamengo por empréstimo de um ano, em 2019, com opção de compra de R$ 500 mil. O América estava na Série B do Brasileiro e por isso não disputava as principais competições nacionais.

"Arthur despertou interesse do Flamengo e Internacional antes de assinar contrato profissional com o América. Os gaúchos tiveram o primeiro acordo com atleta e família para sua transferência, mas a direção do clube protelou demasiadamente o processo. Os cariocas, ágeis, conseguiram sua cessão, que fora uma condição apresentada ao América, pela família, para a assinatura do contrato profissional com o clube mineiro", explicou o empresário.

Naquela época, o jogador tinha deficiências na marcação, mas compensava com qualidade no apoio ao ataque. Para as pessoas que cuidam da carreira do lateral, uma partida foi importante para selar o destino do jovem na Gávea.

Arthur teve uma atuação marcante, pelo aspecto negativo, em uma derrota por 6 a 1 no clássico contra o Fluminense, pela semifinal da Copa do Brasil sub-17 de 2020. Apesar de ter feito um golaço de perna esquerda, o lateral marcou contra, de cabeça, e ainda cometeu um pênalti no jogo que resultou na eliminação rubro-negra.

A passagem pelo Flamengo durou até a metade de 2020, quando o clube buscou um novo empréstimo por mais um ano, condição negada pelo América-MG.

"Flamengo, sem convicção, tentou ganhar mais tempo para avaliar o atleta. Diria que não fez 'algo errado', mas que perdeu a oportunidade de fazer o certo", disse o agente.

Ao retornar para Belo Horizonte, Arthur viu sua carreira deslanchar. Em pouco tempo subiu ao elenco profissional e passou a ser chamado para a seleção de base, sendo campeão do Sul-Americano sub-20 e disputando o Mundial da categoria.

No América-MG, o lateral estreou no time de cima em 2022 e virou titular no ano seguinte. Disputado por vários clubes, incluindo o Sporting, ele foi vendido em abril para o Leverkusen por 7 milhões de euros (R$ 35 milhões).

"Quatro clubes da primeira divisão alemã, três da primeira divisão italiana, um português e um inglês se manifestaram claramente interessados por sua contratação, e vários desses, apresentaram seus projetos, colocando até mesmo seus diretores e treinadores em contato com o atleta. Mas foi o Leverkusen quem efetivamente atribuiu o maior valor a ele e ao trabalho do América", finalizou Thiago.

CLIQUE AQUI E VEJA A PARTIDA ENTRE LEVERKUSEN E PADERBORN


Ciclismo, Indy e muito mais!

Além do amistoso, sobram atrações nesta sexta-feira!

A partir das 10h (de Brasília), tem a transmissão da etapa 19 do Tour de France, a maior prova de ciclismo em todo o mundo.

Já no automobilismo, o destaque é para os treinos livres do GP de Iowa, nos Estados Unidos, válido pela Indy, a partir das 17h30.

À noite, a partir de 20h, New York Mets e Boston Red Sox, se enfrentam pela MLB.

VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS PELA ESPN NO STAR+