O anúncio de que o San Diego Padres está sendo vendido colocou mais combustível na tensão entre a Major League Baseball e a MLBPA, o sindicato de jogadores. Só não houve explosão pela ausência de fósforo, mas isso deve acontecer no final deste ano.
A questão não é a venda dos Padres em si, mas o valor. Os empresários José Feliciano e Kwanza Jones vão pagar US$ 3,9 bilhões para a família Seidler, valor recorde para uma franquia da MLB. Valor excepcional, mas o momento não é dos mais adequados quando há uma dura negociação pela frente.
O atual acordo trabalhista da MLB expira em 1º de dezembro deste ano. Será necessário um novo para a próxima temporada, e já se sabe que os dois lados – liga e sindicato – têm diferenças quase inconciliáveis, sobretudo sobre a criação ou não de um teto salarial para os times.
Para justificar sua posição, as franquias estão vendendo a narrativa de que têm perdido dinheiro no cenário atual, que o modelo econômico do beisebol só é sustentável para as equipes de mercados mais ricos. Agora, o contra-argumento inevitável é: se a MLB só dá prejuízo, por que os Padres (franquia de mercado considerado pequeno) foram vendidos por valor recorde?
As franquias dos esportes americanos não são empresas de capital aberto, obrigadas a abrirem seus números. O público pode acreditar ou não na narrativa, mas Feliciano e Jones tiveram acesso aos valores como parte da negociação para a aquisição da franquia. Se eles resolveram desembolsar US$ 3,9 bilhões, é por que teriam percebido que beisebol é um ótimo negócio.
Em qualquer outra situação, a liga adoraria uma notícia dessa. É um sinal óbvio de saúde financeira da MLB e as outras franquias também veriam seus valores de mercado subirem imediatamente. Aliás, isso já aconteceu. O Atlanta Braves, único clube com capital aberto da MLB (pois pertence à Liberty Media, mesma empresa que controla a Fórmula 1), viu suas ações subirem em 17% no último mês.
A MLBPA tem condições de avaliar isso. Em época de negociação trabalhista, técnicos do sindicato têm acesso aos livros contábeis das franquias para entenderem a realidade econômica da liga. Mas, dentro de uma negociação, a posição deles pode ser considerada tendenciosa. Um empresário de fora agindo como se o beisebol estivesse financeiramente saudável é outra.
O Semana MLB é um post em forma de newsletter sobre os principais temas (e a programação de TV) da MLB. Toda sexta (vez ou outra atrasa para o sábado) uma nova edição
TRÊS STRIKES
1) O New York Yankees está perto de derrubar mais uma tradição de décadas. Um ano após voltar a permitir que jogadores tenham barbas, o clube está analisando a possibilidade de adotar um terceiro uniforme. A franquia sempre foi muito tradicionalista nessa área, vestindo há décadas apenas a camisa branca com listras azuis bem finas e um “NY” no peito em casa e cinza com “New York” em azul no peito como visitante. A exceção foi feita nos anos em que a MLB como um todo criou o “Players Weekend”, com desenhos especiais para os times. Mas não era uma decisão dos Yankees. Agora, a pedido dos jogadores, o time aprovou a adoção de uma camisa azul escura com “New York” cinza no peito. O modelo não seria novo, a equipe já usa em partidas de pré-temporada.
2) Yasiel Puig assinou um contrato para defender o Toronto Maple Leafs. Não é um erro, ou confusão. Ele não assinou com os Blue Jays, foi realmente com os Maple Leafs. Mas não é com “aquele” Maple Leafs, o mais famoso, o da NHL. Foi com o Toronto Maple Leafs da Canadian Baseball League, uma liga semi-profissional que está se estruturando para se tornar totalmente profissional. O cubano de 35 anos está fora da MLB desde 2019. Desde então, revezou temporadas entre México e Coreia do Sul. Enquanto isso, ele continua enfrentando problemas legais nos Estados Unidos. Em fevereiro, ele foi condenado por obstrução de Justiça em uma investigação sobre apostas em que ele admitiu participação. O anúncio da sentença está previsto para 26 de maio e o cubano pode pegar até 15 anos de prisão.
3) Neste sábado, completará 50 anos do dia em que Rick Monday salvou a bandeira americana. Foi durante uma partida entre Los Angeles Dodgers e Chicago Cubs em Los Angeles. No meio da partida, dois manifestantes William Errol Thomas Jr e seu filho de 11 anos (identidade não divulgada devido à idade do garoto) invadiram o campo, colocaram uma bandeira americana no chão e acendiam fósforos para incendiá-la. Monday, defensor externo dos Cubs e fuzileiro naval da reserva, viu a cena e correu para tirar a bandeira antes de colocarem fogo nela. A cena foi capturada em vídeo e fotos e se tornou um dos símbolos de patriotismo no beisebol. Thomas Jr foi preso, e disse que protestava contra a prisão da mulher em um hospital psiquiátrico.
PROGRAMAÇÃO #MLBNAESPN
Sexta, 24/abr
20h - Boston Red Sox x Baltimore Orioles (Disney+)
Sábado, 25/abr
20h - New York Yankees x Houston Astros (Disney+)
Domingo, 26/abr
17h - Mexico City Series: San Diego Padres x Arizona Diamondbacks (Disney+)
20h - Los Angeles Angels x Kansas City Royals (ESPN 2 e Disney+)
Segunda, 27/abr
21h - New York Yankees x Texas Rangers (ESPN 4 e Disney+)
Terça, 28/abr
19h30 - Houston Astros x Baltimore Orioles (Disney+)
Quarta, 29/abr
22h30 - Kansas City Royals x Athletics (Disney+)
Quinta, 30/abr
20h30 - Toronto Blue Jays x Minnesota Twins (Disney+)
Sexta, 1/mai
20h - Houston Astros x Boston Red Sox (ESPN 4 e Disney+)
BEISEBOL E SOFTBOL NO DISNEY+
Sexta, 24/abr
19h - NCAA (softbol): Texas x Kentucky
20h - NCAA (softbol): Texas A&M x South Carolina
21h - NCAA (beisebol): UTSA x Tulane
21h - NCAA (beisebol): Arkansas x Missouri
21h30 - LMB: Saraperos de Saltillo x Tecos de los Dos Laredos
22h - LMB: Sultanes de Monterrey x Dorados de Chihuahua
22h - NCAA (beisebol): Saint Mary’s x San Diego
22h - NCAA (softbol): Texas Tech x Arizona State
Sábado, 25/abr
13h - NCAA (beisebol): Wake Forest x Georgia Tech
13h - NCAA (softbol): Clemson x Duke
13h - NCAA (softbol): Missouri x Arkansas
15h - NCAA (beisebol): Georgia x Ole Miss
15h30 - NCAA (softbol): Georgia x Oklahoma
16h - NCAA (softbol): North Carolina x Virginia Tech
17h - NCAA (softbol): Long Beach State x Cal State Fullerton
18h - NCAA (beisebol): Texas A&M x Florida
18h - NCAA (softbol): Texas Tech x Arizona State
18h - NCAA (softbol): Florida State x Georgia Tech
20h - Bananabol: Party Animals x Savannah Bananas
20h - NCAA (beisebol): Clemson x Louisville
20h30 - NCAA (beisebol): LSU x Mississippi State
21h - NCAA (beisebol): Texas x Vanderbilt
21h - NCAA (beisebol): Saint Mary’s x San Diego
21h30 - LMB: Rieleros de Aguascalientes x Algodoneros de Unión Laguna
22h - LMB: Saraperos de Saltillo x Tecos de los Dos Laredos
22h - LMB: El Águila de Veracruz x Leones de Yucatán
Domingo, 26/abr
14h - NCAA (beisebol): Texas x Vanderbilt
14h - NCAA (softbol): Ole Miss x Auburn
15h - NCAA (beisebol): Clemson x Louisville
16h - NCAA (beisebol): Kentucky x South Carolina
17h - NCAA (beisebol): Murray State x Southern Illinois
17h - NCAA (beisebol): Saint Mary’s x San Diego
17h - NCAA (softbol): Alabama x Tennessee
18h - NCAA (softbol): Clemson x Duke
20h - NCAA (beisebol): Olmecas de Tabasco x Guerreros de Oaxaca
Segunda, 27/abr
20h - NCAA (softbol): Alabama x Tennessee
21h30 - LMB: Leones de Yucatán x TIgres de Quintana Roo
Terça, 28/abr
20h - NCAA (beisebol): Coastal Carolina x North Carolina
20h - NCAA (beisebol): Santa Clara x Cal Poly
20h - NCAA (beisebol): Texas A&M - Corpus Christi x Texas State
20h - NCAA (softbol): Florida State x Florida
20h30 - NCAA (beisebol): UCLA x UC Santa Barbara
22h - LMB: Charros de Jalisco x Dorados de Chihuahua
22h - NCAA (beisebol): USC x UC Irvine
22h - NCAA (beisebol): California x Saint Mary’s
22h30 - LMB: Acereros de Monclova x Rieleros de Aguascalientes
Quarta, 29/abr
19h - NCAA (softbol): DePaul x Notre Dame
22h30 - LMB: Tecos de los Dos Laredos x Sultanes de Monterrey
22h30 - LMB: El Águila de Veracruz x Bravos de León
Quinta, 30/abr
20h - NCAA (beisebol): Vanderbilt x Alabama
20h - NCAA (beisebol): Louisville x Wake Forest
20h - NCAA (softbol): Arkansas x Texas
21h30 - LMB: Tecos de los Dos Laredos x Sultanes de Monterrey
21h30 - LMB: Diablos Rojos x Piratas de Campeche
22h - NCAA (softbol): Oklahoma x Texas A&M
Sexta, 1/mai
16h - NCAA (beisebol): La Salle x Dayton
19h - NCAA (softbol): Oklahoma x Texas A&M
19h30 - NCAA (beisebol): Kansas State x West Virginia
20h - NCAA (beisebol): East Carolina x Memphis
20h - NCAA (beisebol): Wichita State x UTSA
21h - NCAA (beisebol): Auburn x Texas A&M
21h - NCAA (beisebol): California Baptist x Utah Valley
22h - LMB: Guerreros de Oaxaca x Diablos Rojos de México
22h - NCAA (beisebol): Seattle U x Saint Mary’s
23h30 - LMB: Rieleros de Aguascalientes x Toros de Tijuana
Obs: Horários de Brasília. Grades sujeitas a alteração
