Brasil perde para a Alemanha no Pré-Olímpico de basquete e não consegue vaga para Tóquio

O basquete brasileiro está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio! A seleção brasileira perdeu para a Alemanha por 75 a 64, na final do Pré-Olímpico de Split, na Croácia, neste domingo (4), na útima chance que restava para se classificar para a Olimpíada.

A última e única vez que basquete masculino e feminino não foram às Olimpíadas foi em 1972. O Brasil buscava a vaga pela terceira vez consecutiva depois de ter ficado de fora dos Jogos em 2000, 2004 e 2008.

Com pouco aproveitamento nas conversões, erros no ataque e muitas faltas na defesa, o time canarinho só terminou na frente do placar no primeiro quarto. O grande destaque foi o alemão Mortiz Wagner, cestinha da partida com 28 pontos. Pelo Brasil, o maior pontuador foi Anderson Varejão, com 14, quatro a mais que Alex Garcia.

A seleção verde e amarela não começou bem, mas teve tranquilidade e conseguiu reagiar. A Alemanha saiu na frente e fez os primeiros três pontos do jogo. O Brasil respondeu com Bruno Caboclo, que conseguiu anotar sete pontos seguidos e fez a seleção voltar para a partida. Hettsheimeir fez seis pontos, ao converter duas bolas de três. Os adversários descontaram com dois lances livres convertidos, depois de uma falta cometida por Benite e diminuiram a vantagem para 13 a 10. A Alemanha então virou o jogo para 14 a 13 ao acertar mais uma bola de três a menos de um minuto para o fim do primeiro quarto. Foi quando Léo Meindl, anotou quatro pontos nos segundos finais. Final do primeiro quarto: Alemanha 14 x 17 Brasil.

No segundo período, a equipe adversária anotou cinco pontos seguidos logo no início e assumiu a liderança, com placar de 19 a 14. Huertas, por sua vez, empatou novamente para o Brasil com dois pontos na largadinha. Mortiz Wagner começou a se destacar no jogo e fez sua equipe abrir a maior vantagem até então, de oito pontos, enquanto a seleçao brasileira tinha apenas 40% de aproveitamento nas conversões. O Brasil encontrou dificuldades para atacar e viu a Alemanha ampliar a diferença para 11 pontos. Nos minutos finais, Bruno Caboclo anotou cinco pontos seguidos, Alex e Yago acertaram uma bola de três cada um e a seleção conseguiu diminuir a larga vantagem para apenas dois pontos. Final do segundo quarto: Alemanha 36 x 34 Brasil.

O terceiro quarto começou muito equilibrado. O Brasil aproveitou o lindo toco de Bruno Cabloco, pegou o contra-ataque e empatou em 38 a 38 com Benite. A seleção brasileira então passou na frente do placar com um lance livre convertido por Yago. A Alemanha, por sua vez, acertou dois ataques seguidos, recuperou a liderança e abriu quatro de vantagem: 43 a 39, faltando três minutos para o fim. Wagner, estrela alemã e pivô do Orlando Magic, até o momento não tinha perdido nenhuma bola, e ampliou para 45 a 39. No contra-ataque, Varejão respondeu e diminuiu a vantagem novamente para quatro. Wagner converteu os lances livres e aumentou a diferença para nove pontos. O Brasil ainda conseguiu diminuir para quatro. Final do terceiro quarto: Alemanha 52 x 46 Brasil.

O último período foi com emoção! A seleção brasileira viu a Alemanha ampliar a diferença para oito pontos, logo no início. Foi quando Meindl acertou dois lances livres e diminuiu novamente para quatro. A um pouco mais de dois minutos do fim, Marcelinho errou a saída de bola e os adversários aumentaram a diferença para 10 pontos. Na sequência, Benite acertou uma bola de três em um belo contra-ataque e o placar foi a 67 a 58. Huertas deu lugar a Yago para tentar dar mais velocidade ao ataque brasileiro, mas não adiantou. A vantagem voltou para 11, quando os adversários acertaram mais uma bola de três. Petrović ainda tentou dar as últimas instruções e construir as últimas jogadas, mas o Brasil não conseguiu reverter a situação e deu adeus ao sonho olímpico. Final de jogo: Alemanha 75 x 64 Brasil