<
>

Medidas restritivas alteram a rotina de jovens promessas do atletismo

Medidas restritivas alteram a rotina de jovens promessas do atletismo Divulgação

Criado no intuito de fomentar a base do esporte brasileiro em prol de novos talentos para o atletismo do país, o projeto incentivado "Escola de Atletismo de Jovens Talentos" está com as atividades presenciais no NAR-SP (Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo) suspensas devido às medidas de restrição de circulação.

A medida foi adotada pelo Governo do Estado de São Paulo para conter a propagação do coronavírus.

Diante desta impossibilidade, os jovens passaram a ter uma rotina especial de treinamentos, com aulas online com supervisão dos treinadores, tudo para que eles possam se manter ativos durante o período de fase vermelha e não tenham o desenvolvimento prejudicado.

"Neste retorno de fase vermelha, para não prejudicar a parte física, os treinamentos estão sendo realizados no formato online com acompanhamento técnico. Tudo feito sob nossa supervisão. O nosso foco é que eles não percam rendimento neste período", explicou o treinador Victor Fernandes, coordenador técnico do NAR.

A "Escola de Atletismo de Jovens Talentos" é um projeto do Instituto Península, ativado via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Em execução desde janeiro, o projeto visa o desenvolvimento técnico e físico de 40 atletas entre 14 e 18 anos.

Além dos treinos (três vezes por semana no NAR-SP), os jovens recebem benefícios como material esportivo (roupa e sapatilha), lanche, jantar, bem como acompanhamento de nutricionista e psicólogo.

"O projeto proporciona a oportunidade desses jovens treinarem em um núcleo de alto rendimento e com profissionais de ponta. São dois treinadores olímpicos, de atletas olímpicos que encabeçam o projeto. Atendemos jovens de outras cidades e estados, que poderão competir em São Paulo, que é uma das regiões mais fortes da modalidade e que possui um calendário de competições mais robusto dentro do cenário nacional", completou Victor Fernandes.