O Rei do Rio foi destronado. Para desespero de um ginásio enlouquecido pela sua presença, José Aldo acabou derrotado pelo australiano Alexander Volkanovski na decisão unânime dos jurados (triplo 30-27). Foi a primeira vez que ele perdeu uma luta no UFC que não valia cinturão.
Muito forte, o australiano controlou a luta sempre que conseguiu encurtar a distância e colocar Aldo contra as grades. Isso aconteceu muito no terceiro round. O combate acabou sendo bem equilibrado na trocação, mas Volkanovski desferiu mais golpes - apesar de o brasileiro ter parecido ser mais preciso.
Aldo agora fica bem longe do seu desejo de retomar o cinturão e pode deixar o UFC após sua próxima luta. Ele tem mais apenas um combate no contrato e já disse que não pretende renová-lo. A ideia era se aposentar com o cinturão, no auge. Mas ele deve ter que mudar os planos.
Uma possibilidade que fica mais próxima é a de Aldo lutar boxe. O brasileiro já havia revelado esse desejo. Ele poderia não se concretizar, porém, se o UFC o fizesse renovar o acordo para disputar o cinturão.
O sonho do título do Ultimate pode acabar caindo no colo justamente de Volkanovski. Afinal, ele aumentou sua sequência de vitórias para 17, sendo sete delas no UFC e as duas últimas diante de nomes do tamanho de Aldo e Chad Mendes.
Veja todos os resultados do UFC 237:
CARD PRINCIPAL:
Jéssica Bate-Estaca (BRA) nocauteou Rose Namajunas (EUA) aos 2:58 do 2º round – pelo cinturão feminino dos palhas
Jared Cannonier (EUA) nocauteou Anderson Silva (BRA) (LESÃO) aos 4:47 do 1º round - médios
Alexander Volkanovski (AUS) venceu José Aldo (BRA) na decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27 e 30-27) - penas
Laureano Staropoli (ARG) venceu Thiago Pitbull (BRA) na decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27 e 29-28) – meio-médios
Irene Aldana (MEX) finalizou Bethe Correia (BRA) com uma chave de braço aos 3:24 do 3º round – galo feminino
CARD PRELIMINAR:
