Neste sábado está marcado o retorno do CBLoL após duas longas semanas fora dos palcos. A típica pausa foi um pouco mais longa que usualmente se dava pela semana de Carnaval. Isso aconteceu por que, no início de fevereiro, São Paulo recebeu um grande temporal que acabou alagando a região dos estúdios da Riot Games e acabou danificando profundamente equipamentos e cenários da empresa.
Com isso, os times tiveram mais tempo para se preparar para os confrontos das rodadas 6 e 7. Quem estava cambaleando teve tempo de estudar onde estava errando, e quem estava firme pôde ver seus pontos fracos para estancá-los.
A INTZ é um dos times que mais necessitava dessa pausa. O grupo liderado por Maestro estava desajustado. Os jogadores não estavam jogando em equipe, não estavam convergindo para suas maiores forças e, principalmente, aparentavam ter esquecido os fundamentos que transformaram os Intrépidos em uma das maiores equipes do League of Legends nacional: a estratégia e habilidade.
Quem sabe a INTZ possa ter usado o tempo extra para acalmar os ânimos e colocar suas habilidades em dia - e para que a equipe técnica leia o meta melhor do que os concorrentes. As duas semanas de pausa e o retorno dos tanques pode ser exatamente o que Maestro poderia querer, afinal Envy e Tay têm expertise com esses tipos de campeões – e esses dois são justamente os jogadores que precisam voltar a ser referência no grupo.
Ainda continuando no fundo da tabela, a KaBuM, apesar de ter dado sinais de recuperação, ainda tem muito o que se provar. Kake, o técnico da equipe, se mostrou muito confiante no Late Game Show do dia 13 de fevereiro, o programa de entrevistas de Gustavo “Melão” e Eduardo “Etsblade”. No programa, Kake foi bastante ponderado sobre o atual estado dos Ninjas, que precisa vencer a grande maioria dos jogos daqui pra frente se ainda tem gana de seguir para os playoffs do CBLoL.
A KaBuM foi a equipe que trouxe reforços que também precisam se provar. As chegadas de Parang e de Wiz davam a impressão de que o clube estava indo para um bom caminho, porém, é indiscutível que o clube precisava se encaixar. O que ouvi nos bastidores do CBLoL é que a KaBuM voltou bem e que estava treinando bem – Ranger, caçador do Flamengo, disse isso para o ESPN Esports antes da pausa forçada. Veremos se a equipe se encontrou nesse meio tempo.
Ranger fala sobre 'força secreta' da KaBuM: 'São mais difíceis em treino do que a paiN'
No caso da Redemption, temos aí um time que estava vindo de um hype não justificado. Antes da pausa, o elenco venceu apenas os times mais fracos do CBLoL até aquele momento. A equipe precisa muito se encontrar, pois ao que parece, está em uma situação tão delicada quanto a INTZ e assim como os Intrépidos, o clube que representa Porto Alegre no CBLoL tem que melhorar muito suas estatísticas e tem as ferramentas para isso.
Patrick, por exemplo, está entre os três melhores atiradores do campeonato na fase de rotas, mas precisa lembrar que, ao garantir vantagem na rota, ele será um dos focos do time adversário – Patrick está com uma média de 4 mortes por jogo, o que é muito para um botlaner. Seu companheiro de rota, BocaJr, precisa trabalhar melhor a busca de visão em parceria com o caçador. Por falar nisso, BalKhan precisa aprender a se comunicar melhor com seu suporte para que os pequenos combates acabem trazendo alguma vantagem para o time. Lutar por lutar, não traz benefício algum para a RPD.
Agora, se existe um sinônimo para inconstância é paiN Gaming. Ou será que seria constância? Veja bem: o clube mais amado do Brasil tem três vitórias e três derrotas. Se voltarmos à época em que o CBLoL era disputado em MD2, a paiN era o time que mais empatava. Seria isso apenas uma coincidência? Brincadeiras à parte, a paiN tem sim um elenco forte, porém todas as rotas gostam de jogar com recursos.
O maior ídolo do CBLoL, brTT, é o atirador com maior número de abates do campeonato até agora, tem um dos melhores KDA (4.5), a maior média de abates entre os ADCs (5.3), é líder no farm e também é o atirador que mais contribui com dano nas lutas (30,6). Yang, por outro lado, não está brilhando como quando jogava ao lado do Revolta. Está apagado e não se destaca em nenhuma estatística.
A paiN tem toda chance de seguir um caminho de sucesso, o caminho certo. Mas para isso precisa saber onde concentrar seus esforços e corrigir a comunicação de seu time. Será que Tinowns e SeongHwan e fizeram um curso de inglês relâmpago para conseguir se comunicar? Veremos nesse fim de semana.
Falando dos três times que estão dividindo a segunda colocação do CBLoL: Furia, Prodigy e Vivo Keyd. Esses três times têm muito em comum: são agressivos, proativos e conseguem trabalhar bem em torno de suas condições de vitória, mas também se afobam de bobeira.
A Furia, por exemplo, quando joga para a frente, joga bonito. Mas basta um pequeno deslize para se abalar e jogar na retranca, esperando uma escorregada do adversário para voltar a acelerar – geralmente puxado por Anny. Já a Vivo Keyd está no caminho certo, mas precisa que NOsFerus precisa ajudar a levar a vantagem que constrói para outras rotas. Já a PRG precisa a aprender a administrar seu nervosismo (assim como a G2, time que os inspira, também precisa aprender).
Temos que ver como esses times, vão lidar com uma mudança tão brusca. O meta está mais lento por conta principalmente dos buffs que a Brasa de Bami que acabou trazendo para os tanques. Robo, por exemplo, certamente será questionado pelos jornalistas “Zac top está viável nesse meta”.
Já o Flamengo, mesmo estando no topo da tabela, já mostrou que tem fraquezas, e esse tempo fora dos palcos pode ter dado tempo suficiente para os times estudarem melhor essas brechas — principalmente quando Ranger é posto em cheque com sua interação com Goku para impactar as rotas laterais. A mudança do meta para dar mais atenção na rota inferior está ajudando o rubro-negro, já que a dupla Absolut e Luci está atuando com uma sinergia invejável.
O retorno do CBLoL está marcado para esse sábado (29) no horário de sempre, 13h. Veja a tabela abaixo e depois veja se seu time se adaptou às mudanças e ao tempo fora dos palcos.
Sábado (29)
13h paiN X FURIA Uppercut
14h Vivo Keyd X KaBuM!
15h Flamengo X INTZ
16h Prodigy X Redemption
Domingo (1º)
13h Flamengo X paiN
14h Redemption X INTZ
15h Vivo Keyd X Prodigy
16h KaBuM! X FURIA Uppercut
