Pela segunda partida seguida em LALIGA, Vinicius Jr., atacante do Real Madrid, foi vítima de manifestações racistas. O fato ocorreu durante a vitória de virada da equipe merengue por 2 a 1 sobre o Barcelona, fora de casa, neste sábado (28).
Gritos de “mono”, palavra em espanhol que em português significa macaco, foram proferidos em direção ao brasileiro em determinados momentos do clássico por torcedores do Barcelona. Victor Boni, repórter do diário Marca, gravou alguns destes insultos e publicou em sua conta oficial na rede X, antigo Twitter.
A ESPN apurou que LALIGA detectou o ocorrido graças às redes sociais e que as equipes de segurança e comunicação e os advogados da liga estão preparando a denúncia que será feita.
A liga ainda entrou em contato com o estafe de Vinicius para conseguir o contato de quem fez o vídeo com os insultos. A pessoa já está colaborando para a identificação do autor dos gritos observados nestas imagens.
Vinicius está retornando para Madri e ainda não é possível dizer se haverá alguma manifestação sua - em outras oportunidades, ele usou as redes sociais para isto.
Hoje tive a oportunidade de presenciar o Clásico in loco, em Barcelona.
— Victor Boni (@victboni) October 28, 2023
Porém, a experiência ficou um pouco manchada por mais ataques racistas contra Vinicius. Um deles logo atrás de onde eu estava.
Consegui registrar esse vídeo pra divulgar a cara desse racista babaca. pic.twitter.com/uIevnaxDzr
O Barcelona se manifestou nas redes sociais a respeito do caso e emitiu uma nota oficial: “O Barcelona defenderá sempre os valores do futebol e do esporte como o respeito pelos rivais e por isso investigará qualquer insulto racista que possa ter ocorrido esta tarde durante o jogo contra o Real Madrid”.
Horas depois do jogo, a liga espanhola também divulgou um comunicado: "A LALIGA está trabalhando desde o primeiro momento para identificar as pessoas que proferiram os insultos racistas e irá, com sempre, apresentar a queixa pertinente. Estamos em contato direto com a polícia e com o FC Barcelona".
Próximos jogos do Real Madrid:
Rayo Vallecano (C) - domingo (05/11), 17h - LALIGA, com transmissão pela ESPN no Star+
Braga (F) - quarta-feira (8/11), 17h (de Brasília) Champions League
Valencia (C) - sábado (11/11), 17h (de Brasília) - LALIGA, com transmissão pela ESPN no Star+
