Nome de Mariano Soso ganha força no Sport, mas efetivação de interino não está descartada; entenda bastidores

play
Sport e Avaí empatam em jogo de pênaltis e gols no apagar das luzes pela Série B; VEJA os melhores momentos (4:48)

O técnico Mariano Soso, é, de fato, a bola da vez na Ilha do Retiro. O argentino é o nome favorito do momento da diretoria de futebol do Sport para assumir o comando do time para a sequência de 2026.

No entanto, não há proposta oficial pelo treinador que hoje está à frente do Defensa y Justicia, da Argentina, e o clube rubro-negro ainda discute possibilidades para o futuro, tanto num cenário com Soso e também em uma possibilidade na qual Márcio Goiano ganharia sequência como interino.

A reportagem da ESPN conversou com múltiplas fontes para entender os bastidores e o atual cenário da busca por um comandante para o leão pernambucano.

Cenário com Mariano Soso

O nome de Mariano Soso tem grande aceitação da torcida do Sport nas redes sociais e esse fato tem sim uma certa influência na imagem e avaliação do argentino por parte da diretoria. Só que o nome do estrangeiro não estava na pauta desde o início.

À medida que os rubro-negros entenderam que no mercado não existia um nome dentro do perfil traçado (brasileiro e com experiências de sucesso na Série B) e também ouviram recusas de profissionais como Eduardo Baptista, Cláudio Tencati, Gilmar Dal Pozzo e Enderson Moreira, o leque de observação foi se abrindo até o nome do argentino ser definitivamente colocado à mesa.

Soso é sim visto (por algumas vozes internas e, principalmente, por parte da torcida) como um treinador que se encaixa com a cultura do Sport, conhecedor do clube pela passagem em 2024, com um futebol ofensivo e de "sangue latino", mas existem alguns pontos que estão sendo debatidos nos corredores da Ilha do Retiro, desde o modelo de jogo de Mariano diante do perfil da Série B e o perfil do elenco em si.

No início da temporada, foi estabelecido um planejamento para que o grupo priorizasse jogadores brasileiros e um comandante que conhecesse o mercado nacional, com o departamento de inteligência e análise desempenhando um papel importante na busca por atletas.

Há previsto, inclusive, uma injeção de cerca de R$ 1 milhão na folha salarial para a janela do meio do ano, com jogadores mapeados para reforçar o plantel e as lacunas enxergadas pela gestão de futebol.

Dito isso, caso Soso seja de fato apontado como o novo técnico do Sport, há um entendimento interno de que ele teria que se adaptar e conhecer melhor mercado brasileiro, pra além das peças disponíveis no elenco, e se adaptar ao futebol jogado na segundona.

Existem sim conversas com o treinador argentino e seu agente, onde esses pontos sobre mercado, elenco e competição, inclusive, já teriam sido colocados em pauta, mas todas as fontes que foram ouvidas pela reportagem da ESPN deixaram claro que não há nada certo e nenhuma proposta foi oficializada, até pelo fato de que Soso está empregado.

E nisso há um ponto importante.

Apesar de ter demonstrado o interesse de retornar ao Sport depois de dois anos, Soso ainda tem o desejo de encerrar o Torneo Apertura ("primeira parte" do campeonato argentino) com o Defensa y Justicia, com a última rodada prevista para o início do mês de maio, mais precisamente no dia 2, com um duelo contra o Gimnasia Mendoza.

Um possível tempo de espera até a liberação do treinador não é visto com bons olhos por alguns da diretoria e nisso surge a situação do interino Márcio Goiano.

Cenário com Márcio Goiano

Com seis jogos no comando e quatro vitórias, o trabalho do interino Márcio Goiano e avaliado de forma positiva pelos bastidores e elenco do Sport.

Inclusive, fontes trouxeram á reportagem da ESPN que uma conversa recente aconteceu com algumas lideranças do elenco e os relatos foram positivos a respeito do interino, desde o ambiente do grupo e a relação com os jogadores até os trabalhos do cotidiano no CT e o modelo de jogo adotado nos últimos confrontos.

Existe, sim, uma linha de pensamento da gestão de futebol que cogita a sequência de Márcio como interino até que surja um nome interessante no mercado, não descartando, por àqueles que defendem essa visão, a efetivação de Goiano como técnico.

E indo além: num cenário em que essa efetivação se torne realidade, também existe a visão de que seria necessário trazer mais profissionais para compor a comissão técnica, qualificando o trabalho desenvolvido pelo, até o momento, treinador interino.

Apesar de existirem essas duas visões distintas para a sequência da temporada, todas as fontes ouvidas também deixaram claro que não existe um "racha" na diretoria ou na gestão por conta disso, pontuando também que nada, até o momento, está resolvido.

Seja para uma possível chegada de Mariano Soso ou para a sequência de Márcio Goiano no comando.