<
>

Itália: Insigne foi assaltado e ainda ouviu pedido esdrúxulo do ladrão: 'Dedique seu próximo gol a mim'

play
De Immobile a Barella: os destaques da seleção italiana para a disputa da Eurocopa (1:35)

A Itália estreia na Euro nesta sexta-feira, às 16h00 (de Brasília), contra a Turquia, no Estádio Olímpico de Roma (1:35)

Nesta sexta-feira (11), a Eurocopa começa com a partida entre Itália e Turquia, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Roma.

Para voltar a ganhar a competição da Uefa após 53 anos, a Azzurra conta com o futebol do atacante Lorenzo Insigne, craque do Napoli e camisa 10 da seleção.

O baixinho de 1,63m vem de grande temporada pela equipe do sul da Itália, com 19 gols e 11 assistências em 48 partidas.

Pela Azzurra, ele também é grande destaque e, inclusive, foi o melhor em campo na recente goleada sobre a República Tcheca em amistoso, com gol e e assistência.

Nascido em Frattamaggiore, na periferia de Nápoles, Insigne sempre foi apaixonado pelo Napoli.

Na infância, era gandula nos jogos da equipe celeste no estádio San Paolo ao mesmo tempo em que trabalhava em um mercado para ajudar sua família.

Apesar da altura diminuta, o atacante sonhava em ser jogador de futebol, e, graças à sua enorme habilidade e à precisão de seus chutes colocados, foi descoberto ainda jovem.

Em 2006, aos 15 anos, Insigne foi contratado por seu clube de coração por 1,5 mil euros (R$ 9,26 mil, na cotação atual). Em 2008, já fazia a estreia pela equipe Primavera (sub-21), anotando 15 gols na temporada 2009/10.

A ascensão do garoto foi meteórica. Em 2009, já foi puxado para o elenco principal do Napoli pelo técnico Roberto Donadoni. Meses depois, em janeiro de 2010, fez a estreia pelo time adulto contra o Livorno, já sob o comando de Walter Mazzarri.

Nos anos seguintes, para ter mais rodagem e se acostumar às "pancadas" da Serie A, Lorenzo foi emprestado a Cavese, Foggia e Pescara.

Ele simplesmente destruiu na temporada 2011/12 pelo Pescara, ganhando o título da Serie B e fazendo uma dupla de ataque monstruosa com Ciro Immobile e retornando em seguida ao Napoli (curiosamente, ambos hoje formam o ataque da seleção italiana).

Daí em diante, Insigne se tornou o grande estandarte dos Partenopei, virando o principal jogador do time e grande ídolo da torcida.

Ao longo de nove temporadas, o atleta anotou 109 gols em 397 jogos, ganhou dois títulos da Copa da Itália e um da Supercopa da Itália.

Extremamente identificado com os fãs, até por ser torcedor do Napoli, ele leva o apelido de "Lorenzo, Il Magnifico", devido aos lindos gols que costuma marcar.

Sua jogada característica é receber a bola na ponta esquerda, levar para o centro e bater colocado, geralmente no ângulo do goleiro.

Ao mesmo tempo, consolidou-se como um dos grandes nomes da seleção italiana, e hoje é o camisa 10 e principal jogador do time.

Pela seleção, ele soma 8 gols em 41 partidas e esteve presente nas disputas da Copa do Mundo 2014 e da Eurocopa 2016.

Extremamente famoso e conhecido na Itália, o atleta ainda viveu uma situação bastante curiosa em 2016, enquanto fazia uma de suas melhores temporadas em Nápoles.

Em 28 de fevereiro daquele ano, Insigne estava passeando de carro com sua esposa, Genoveffa, e dois amigos quando foi roubado por um ladrão, que estava armado e com rosto coberto, ao parar em um semáforo.

O bandido levou um relógio Rolex do jogador, além de joias de Genoveffa e cerca de 800 euros em dinheiro

Durante o roubo, porém, o criminoso reconheceu o astro do Napoli e da Azzurra, e, antes de arrancar e fugir de moto, fez um esdrúxulo pedido a Insigne.

"Por favor, dedique seu próximo gol a mim!".

No dia seguinte ao assalto, o atacante entrou em campo, mas passou em branco no empate por 1 a 1 com a Fiorentina, pelo Campeonato Italiano.

Em seguida, ele viveu algumas partidas de jejum até voltar a marcar contra o Hellas Verona, em 10 de abril, também pela Serie A, cobrando pênalti.

Na comemoração, o baixinho beijou o escudo do Napoli e... preferiu apontar para os torcedores do clube na arquibancada, ao invés de dedicar o tento ao ladrão...