<
>

Os 11 jogadores que chegaram quase anônimos ao Qatar e se tornaram destaques da Copa do Mundo

Gvardiol, da Croácia, Enzo Fernández, da Argentina, e Bono, de Marrocos, destaques da Copa do Mundo do Qatar EFE | Getty Images

Copa do Mundo do Qatar fez alguns jogadores até então desconhecidos brilharem para o grande público


A Copa do Mundo chegou em sua grande final. Argentina e França decidem o torneio no próximo domingo (18), às 12h (de Brasília). Durante o torneio mais importante de seleções, muitas histórias de jogadores que pisaram no Qatar sem muito holofote e que saíram como grandes personagens ocorreram.

Pensando nisso, o ESPN.com.br foi na contramão da seleção das grandes estrelas do Mundial e montou um time com os 11 jogadores que saem muito mais conhecidos - e com protagonismo - do que chegaram para a disputa.

Os 11 selecionados foram: Bono (Marrocos); Juranovic (Croácia), Gvardiol (Croácia), Aguerd (Marrocos) e Estupiñan (Equador); Amrabat (Marrocos), Enzo Fernández (Argentina) e Gakpo (Holanda); Boufal (Marrocos), Ritsu Doan (Japão) e Gonçalo Ramos (Portugal).

Bono

Marrocos foi a grande surpresa da Copa do Mundo ao chegar à semifinal. Com um sistema defensivo sólido, o goleiro Bono se destacou pelas grandes defesas que garantiram a história feita pelo país africano na edição do Qatar. O brilho veio diante da Espanha, quando o goleiro defendeu dois pênaltis e garantiu a vaga nas quartas de final. Atualmente no Sevilla, o jogador de 31 anos pode ser um dos procurados na próxima janela de transferências.

Juranovic

O lateral foi um dos bons nomes da Croácia no torneio. Titular em todas as partidas, Juranovic, que atualmente defende o Celtic, deu muito trabalho contra a seleção brasileira tanto na defesa, segurando as investidas do ataque canarinho, como no ataque, mostrando muita velocidade e incomodando.

De acordo com o jornal 'The Scottish Sun', olheiros do Atlético de Madrid estiveram no Qatar para observá-lo.

Gvardiol

A Croácia irá em busca do bronze na Copa e, pela campanha, emplacou mais um nome na defesa. O 'mascarado' Gvardiol foi outro que brilhou pelo time europeu no Qatar. Com apenas 20 anos, o defensor do RB Leipzig mostrou maturidade, velocidade e força, encantando no Qatar e sendo apontado como possível substituto de Thiago Silva no Chelsea.

Aguerd

Ao lado de Gvardiol nesta seleção, Aguerd também é apontado como um dos melhores e mais surpreendentes zagueiros da Copa do Mundo. Aos 26 anos, o defensor do West Ham é um dos grandes protagonistas da defesa do time de Walid Regragui e peça fundamental para levar Marrocos até a semifinal.

Estupiñan

Fechando a defesa, aparece Estupiñan, do Equador. Se La Tri caiu na fase de grupos, e Enner Valencia foi o grande nome, o lateral-esquerdo apareceu como bom destaque.

O camisa 7 mostrou habilidade e velocidade no ataque, centralizando o jogo equatoriano pelo seu lado. Atualmente no Brighton, não seria surpresa se Estupiñan fosse cogitado em uma equipe de maior expressão da Premier League.

Amrabat

Ligando a forte defesa e o habilidoso ataque de Marrocos está Amrabat. O volante da Fiorentina é peça fundamental no sistema marroquino e ajudou nos triunfos sobre Bélgica, Croácia, Espanha e Portugal.

Nascido na Holanda, Amrabat poderia ter optado por atuar pela Orange. No entanto, ele decidiu seguir por Marrocos, fez história na Copa e é cobiçado pelo Liverpool.

Enzo Fernández

Titular da Argentina a partir do segundo jogo na Copa, Enzo Fernández se tornou fundamental para a equipe de Lionel Scaloni. Preciso nos passes, o meia do Benfica já anotou um gol e deu uma assistência no torneio.

Aos 21 anos, a cria de Gallardo no River Plate chama atenção de Real Madrid e Liverpool, que tem princípio de acordo com as Águias para levar o meia a Anfield após a Copa.

Gakpo

Talvez um dos mais conhecidos jogadores da lista, a joia do PSV já chamava atenção de gigantes da Europa antes mesmo da Copa. No entanto, com os três gols marcados em cinco jogos, o atacante de 23 anos mostrou porque é cobiçado por United, City, Real Madrid, Barcelona e Liverpool.

A Copa foi um divisor de águas para o atleta, agora bastante conhecido do grande público pela exibição na Copa.

Boufal

Se de um lado Marrocos tem o habilidoso e conhecido Ziyech, do Chelsea, do outro lado não deixa a desejar. Boufal mostrou personalidade, velocidade e muita habilidade no Qatar e infernizou as defesas adversárias.

Aos 29 anos, o atacante do Angers, da França, chegou até a brincar sobre a habilidade e um drible aplicado em Llorente, comparado ao que D'Alessandro, ex-Internacional, costumava dar.

Não é o mesmo drible. O meu é mais espetacular, é mais bonito que o do D’Alessandro."

Boufal também chamou bastante atenção pela comemoração de vitórias ao lado de sua mãe. A cena foi uma das mais emotivas da Copa do Mundo.

Ritsu Doan

Mesmo sendo eliminado nos pênaltis para a Croácia nas oitavas, o Japão surpreendeu na Copa ao vencer potências como Alemanha e Espanha na fase de grupos. E trouxe bons valores ao Qatar, como Doan.

Reserva contra Alemanha e Espanha, o atacante do Freiburg saiu do banco e mudou a partida contra os dois adversários, marcando em ambos e ajudando os japoneses a fazerem história.

Gonçalo Ramos

Cristiano Ronaldo tinha todos os holofotes de Portugal e do mundo voltados para si. No entanto, uma mudança inesperada do técnico Fernando Santos nas oitavas de final contra a Suíça trouxe o brilho para um atacante que fará parte do futuro da renovação portuguesa.

Gonçalo Ramos, atacante de 21 anos do Benfica, mostrou faro de gol e marcou logo três em um mata-mata de Copa. Com certeza, o atacante não esquecerá desse Mundial de Qatar e certamente será um nome que estará nas próximas Copas defendendo a seleção de Portugal.

Outros nomes que brilharam

Outros nomes menos conhecidos também brilharam no Qatar e se mostraram para o mundo no torneio do Qatar. Livakovic, goleiro da Croacia, é um deles. Quem não lembra dos três pênaltis defendidos contra o Japão, nas oitavas, e o brilho que eliminou o Brasil nas quartas?

Marrocos tem a grande história da Copa do Mundo. E a 'zebra' trouxe alguns bons personagens. Um deles é o volante Ounahi, que encantou Luis Enrique, ex-técnico da Espanha, e entrou na mira do Barcelona.

Mac Allister, meia do Brighton, assim como Enzo Fernández, ganhou a titularidade durante a Copa e se tornou peça fundamental do meio-campo da Argentina e entrou na mira de Atlético de Madrid, Tottenham, Juventus e Inter de Milão.