<
>

Ferj rebate críticas do Vasco sobre arbitragem contra o Fluminense e cita apenas um erro de escanteio: 'Baixo impacto'

play
O forte pronunciamento de Alexandre Mattos sobre arbitragem após Fluminense x Vasco (3:46)

Diretor do Vasco falou após lances polêmicos no clássico do Rio de Janeiro (3:46)

A Ferj respondeu, nesta quinta-feira (15), às críticas feitas pelo Vasco à arbitragem do clássico contra o Fluminense pelo Campeonato Carioca. A Federação avaliou o relatório feito sobre a atuação de Bruno Mota Correia.

Segundo a nota oficial, apenas um erro foi identificado na partida em um escanteio marcado em favor do Fluminense. A Ferj destacou que, pelo algoritmo contratado para análise de polêmicas de arbitragem, o placar seria inalterado.

Veja a nota oficial divulgada pela Ferj:

Em atenção especial ao seu compromisso com a transparência e a imparcialidade, trabalhando sempre para o aperfeiçoamento dos profissionais de arbitragem, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro manteve a sua rotina de abrir as portas para receber os clubes para ouvir as suas manifestações, desagrados e sugestões, na intenção de fornecer, com base na regra, os subsídios técnicos à análise e esclarecimentos necessários às conclusões justas a respeito dos possíveis, alegados ou reais equívocos em decisões de árbitros, assistentes e VAR, de modo a que os erros, se existentes, não deixem de ser reconhecidos ou afastados.

Assim sendo, em respeito e aceitas as manifestações dos clubes, por questões de justiça, cumpre-nos o dever de informar que as decisões do árbitro interpretadas como erros nos lances polêmicos apontados não encontram amparo na análise técnica elaborada não somente por equipe de profissionais especializados, como também assim evidenciado no relatório construído através da tecnologia da GOOD GAME!, com o uso de complexos algoritmos de Inteligência Artificial para identificar as decisões da arbitragem. O relatório da empresa, cujo trabalho é isento, independente e reconhecido internacionalmente, aponta 102 situações de atuação do árbitro no clássico Fluminense 0 x 0 Vasco, com apenas um erro de baixo impacto - escanteio a favor do Tricolor. Além disso, no final, o documento compara o resultado oficial e real da partida, sendo ambos 0 a 0 - o que confirma que a arbitragem não intereferiu no placar.

Por fim, temos a certeza de que bom senso e racionalidade permitem reflexões positivas, o árbitro não se constituiu em vilão ou incompetente em partida tensa e hostil em alguns momentos, os clubes devem se manter atentos e diligentes em prol da excelência e a Federação os tem como aliados na missão de oferecer o melhor.


Horas antes da divulgação do texto, o Vasco publicou outra nota em que afirma que, apesar da oportunidade de ser escutado pela Federação, tomará outro caminho para as soluções dos problemas.

Veja a nota divulgada pelo Vasco:

O Vasco da Gama agradece a disponibilidade da FERJ para dialogar sobre os erros no jogo desta quarta-feira, assim como feito após o jogo contra o Bangu, quando foram reconhecidos de forma incontestável erros graves de arbitragem, mas, também por isso, entende que, para esse episódio, o caminho deverá ser outro, pois a solução dos problemas crônicos que tem prejudicado de forma repetida o clube, precisa ser conjunta, eficiente e rápida.

Neste sentido, informa que buscará os meios oficiais, formais e legais para garantir uma arbitragem justa e necessária à continuidade do campeonato.

Ainda assim, reafirma o compromisso de trabalhar junto com a FERJ, em parceria, para melhorar a qualidade da arbitragem de forma sustentável e perene para as próximas competições