Alexia Putellas anunciou nesta terça-feira (26) que colocará fim aos seus 14 anos no Barcelona ao término da temporada, quando seu contrato expirar.
A espanhola de 32 anos confirmou que o jogo da Liga F desta semana contra a Real Sociedad será o último que disputará com a camisa do Barcelona.
O confronto desta quarta-feira contra a Real Sociedad no Estadi Johan Cruyff também será, portanto, o último jogo em casa da meio-campista como jogadora do Barça.
Putellas não revelou qual será seu próximo clube, mas a ESPN apurou que ela despertou interesse na Europa, Estados Unidos e México, e que o London City Lionesses e o Paris Saint-Germain estão entre os clubes que acompanharam de perto a situação.
Seu contrato incluía uma opção para prolongar sua estadia no Barça por mais um ano, e o clube estava aberto à permanência da espanhola, mas ela optou por buscar um novo desafio em outro lugar.
Saídas do Barcelona
Espera-se que outras jogadoras deixem o Barça nesta mesma janea; a ESPN já havia apontado que as defensoras Mapi León e Ona Batlle se juntarão ao London City e ao Arsenal, respectivamente, quando seus contratos expirarem no próximo mês.
A veterana Marta Torrejón também deve sair ao fim de seu contrato, enquanto as pontas Caroline Graham Hansen e Salma Paralluelo ainda precisam negociar uma renovação se desejarem ficar.
Oslo fechou o ciclo
Putellas, duas vezes vencedora da Bola de Ouro, despede-se em grande estilo após ajudar a equipe catalã a conquistar seu quarto título da Champions League Feminina no último fim de semana com uma vitória por 4 a 0 na final contra o OL Lyonnes.
Posteriormente, a espanhol ainda foi nomeada a Jogadora da Temporada da Liga dos Campeões pela segunda vez na sua carreira.
O sucesso na Europa completou o segundo quádrupla coroa do Barça em três anos, após ter conquistado a Liga F, a Copa da Rainha e a Supercopa da Espanha ao longo da temporada; Putellas anotou 21 gols e deu 13 assistências em 42 partidas disputadas em todas as competições.
Lenda do Barcelona
Após passar um ano na base do Barcelona na juventude, Alexia retornou ao clube em 2012 após passar pelo Espanyol e pelo Levante.
Desde então, tem sido uma peça chave da equipe do Barça que dominou o futebol europeu, ganhando 36 troféus, incluindo 10 títulos da Liga F e quatro da Champions League.
Com 232 gols, é a maior artilheira da história da equipe feminina e a segunda maior artilheira de todos os times, tanto masculinos quanto femininos; apenas Lionel Messi (672) marcou mais.
Suas atuações com seu clube conqusitaram a Bola de Ouro em 2021 e 2022, anos em que também venceu o prêmio The Best da FIFA, enquanto ganhou a Copa do Mundo com a Espanha em 2023.
