<
>

Flamengo: Quem são e o que fazem todos os auxiliares de Paulo Sousa

play
Paulo Sousa conta como foi conhecer Marcos Braz e Bruno Spindel e elogia: 'Para mim foi extraordinário' (1:08)

Imagens YouTube: Fla TV I Técnico explica que representantes brasileiros buscaram entender profundamente seu trabalho (1:08)

Com a chegada de Paulo Sousa, o Flamengo reformulou sua comissão técnica com profissionais trazidos pelo português


O Flamengo escolheu Paulo Sousa como seu treinador para 2022. Junto do comandante português, porém, chegam outros seis profissionais para compor sua comissão técnica.

O movimento, um desejo da diretoria desde a saída de Jorge Jesus, fez com que alguns profissionais fixos do clube fossem mandados embora para darem lugar aos colegas de Paulo.

São eles: Paulo Grilo, preparador de goleiros, António Gomez e Lluis Sala para a preparação física, Victor Sanchez e Manuel Cordeiro como auxiliares e o analista de desempenho Cosimo Cappagli.

Veja abaixo quem são e o que fazem cada um dos seis novos membros da comissão técnica de Paulo Sousa:

Manuel Cordeiro

Treinador adjunto de Paulo, está ao seu lado desde a Hungria, em 2012. Sua tese de mestrado foi feita com José Mourinho, quando este estava no Chelsea. É ele o responsável pelo planejamento estratégico junto do treinador, além do planejamento do treino.

play
2:04

Paulo Sousa fala sobre ídolos e revela relação especial com Mozer: 'Marcou a história do Flamengo, mas a minha também'

Imagens YouTube: Fla TV | Técnico cita outros grandes jogadores com quem conviveu na carreira

Victor Sanchez

‘Uma escola Barça’. Foi assim que Paulo Sousa caracterizou Victor Sanchez, seu outro auxiliar e que está em sua comissão desde 2013. Trabalhou por muitos anos na academia do Barcelona, o que explica a adjetivação dada pelo treinador. Planeja os treinamentos junto com Paulo e Manuel, além de ser responsável pela parte organizacional do estafe.

Paulo Grilo

Em um de seus primeiros dias no clube, o preparador de goleiros já caiu nas graças da torcida por sua irreverência no tratamento com os jogadores. Possui experiência trabalhando em diversos lugares. Com Paulo, está desde 2018.

António Gomez

Preparador físico com passagens por Liverpool e Barcelona, trabalhou com nomes como Messi, Neymar, Suárez e Iniesta. Será uma ponte entre a comissão e o departamento médico, ao lado de Lluis Sala. Fará o desenvolvimento de planos individuais de prevenção e de força com cada jogador. Será seu primeiro trabalho ao lado de Paulo.

Lluis Sala

Trabalha com Paulo desde 2019, quando o português estava no Bordeaux, é mais um preparador físico. Ele, porém, é especializado em treino individual de força, sendo o profissional mais presente no desenvolvimento e aplicação dos treinos individuais, em conjunto com António. É também responsável pela última fase da integração dos lesionados do elenco.

play
1:40

Paulo Sousa brinca com apelido e revela: 'Sou romântico em todos os sentidos'

Imagens YouTube: Fla TV | Treinador explicou um pouco de sua visão estética do futebol

Cosimo Cappagli

O analista trabalha com Paulo desde a Fiorentina, em 2015, sendo a ponte entre o departamento de análise e a comissão. É o responsável pela preparação dos vídeos para jogadores e sobre os adversários.